segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Caxias vence Gincana 2011 e será sede do Réveillon da Baixada

Zito comemora a vitória ao lado da equipe de Duque de Caxias
O Réveillon da Baixada de 2012, um dos grandes eventos de passagem do ano organizado pela Rede Globo, vai ser em Duque de Caxias. Este foi o grande prêmio ganho pelo município por ter vencido uma acirrada disputa com Seropédica na Gincana da Baixada de 2011, que ocorreu neste sábado, 24 de setembro, no ginásio poliesportivo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica. Acompanhando de perto e incentivando os participantes, o prefeito do município, José Camilo Zito, comemorou a vitória. “Este foi um importante trabalho de equipe realizado por nossos estudantes e por todos os órgãos municipais envolvidos. Tudo na base do esforço, do progresso e da educação. É a primeira de muitas vitórias que teremos em 2012”, declarou Zito.
Zito: "Este foi um grande trabalho de equipe realizado por nossos estudantes"
A competição só se decidiu na última prova: Globo da Sorte, uma espécie de Batalha Naval onde realmente só a sorte contava. Vencendo com apenas um ponto de diferença, a ensurdecedora torcida de Duque de Caxias comemorou aos gritos de “O réveillon é nosso”, quando ficou claro que a vitória estava garantida. A cidade levou mais de 300 estudantes ao ginásio, superando em tamanho e animação as torcidas de todos os outros municípios participantes. “Este foi um grande exemplo de integração entre os municípios de nossa região. Sem desmerecer nenhum dos outros participantes, Duque de Caxias é ícone e modelo na Baixada Fluminense e o prefeito Zito nos incentivou a mostrar nesta competição o que nós representamos”, disse o Secretário de Esporte, Pedro Paulo Noyma.
O Sup da Juventude Vinicius Veiga juntamente com os jovens
Seropédica havia sido escolhida como sede da gincana este ano nas reuniões entre os organizadores e os representantes dos municípios. Todas as cidades da Baixada Fluminense foram convidadas a participar. Apenas três não compareceram: Belford Roxo, Magé e Paracambi. Ao todo foram oito provas que cobraram empenho, disposição, velocidade de raciocínio, inteligência, talento e atividade física dos 20 estudantes que formavam as equipes de cada município e de seus convidados. “Os desafios da gincana representavam tudo aquilo que deve ser incentivado e ensinado aos jovens: a educação, o lazer, o esporte e a cultura. Mostramos que os que mais se empenham têm mais chances de vencer”, afirmou a secretária de Educação, Roberta Barreto.
Roberta entre Rachel Barreto (vice-presidente da FUNDEC) e Ligeirinho
Entre os convidados de Duque de Caxias para auxiliar o cumprimento de uma das provas, estava Ligeirinho, poeta e passista da Escola de Samba Grande Rio. “Sou um dos fundadores da Grande Rio, a escola de samba de Duque de Caxias. Por isso me sinto realizado em poder representar a minha cidade numa competição como esta e ajudá-la a realizar um grande réveillon”, disse Ligeirinho, morador da comunidade da Mangueirinha e vencedor por três vezes do prêmio Estandarte de Ouro de melhor passista. Ele aproveitou também para enaltecer o prefeito Zito. “Nossa cidade tem muito a agradecer a ele. Depois que ele virou prefeito e mudou essa cidade passei a ter orgulho de ser duquecaxiense”, ressaltou.
Ligeirinho se apresenta aos jurados: orgulho de representar Caxias
Todos os estudantes participantes da gincana receberam medalhas. Por terem vencido, os estudantes de Duque de Caxias também ganharam uma visita ao PROJAC. A presidente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Política Sociais (FUNDEC), Edite Viana, estava muito feliz com a vitória. “Depois de termos ficado em segundo lugar em 2010, trabalhamos bastante para vencer este ano. Para isso foi importante a integração do governo, realizando uma parceria entre as Secretarias de Educação, Esporte e a FUNDEC. Essa vitória também é mérito dos estudantes. Nossa equipe tinha alunos das redes municipal, estadual e federal, pois as três esferas são representadas no município. Tenho certeza que Caxias terá um réveillon maravilhoso, com sabor de vitória”, concluiu Edite.
Rachel, Edite, Roberta e Zito: importância da integração do governo
Apresentação da equipe de Caxias na prova de coreografia musical


Graffiti é ouro na gincana

O grafiteiro e tatuador Clayton Santiago também integrante da Equipe SJ, foi medalha de ouro na Gincana da Baixada ao grafitar este latão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário