sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Antes de encarar o primeiro (e temido) processo de seleção, o aspirante à vaga de estágio precisa ficar atento para não errar. Na roupa e na postura


RIO - Candidatos a estagiários, Gustavo dos Santos e Christiane Zainnotte vivem um momento de expectativa. Ainda nos primeiros períodos da faculdade de Comunicação, eles já querem treinar para o mercado na prática. Mas ainda não fizeram nenhuma entrevista, não participaram de nenhum processo seletivo nem tampouco da temida dinâmica de grupo. Mesmo assim, já imaginam como será o momento de enfrentar o primeiro tête-à-tête com um possível futuro chefe.
- Acho que vou ficar nervosa, mas vou conseguir me virar bem - acredita Christiane, que cursa o 3 período na PUC-Rio e, para esse momento, planeja se vestir de forma sóbria: - Sou eclética no dia a dia, mas acho que na entrevista não posso usar nada muito extravagante nem muito despojado.
Ela tem razão. Mesmo assim, segundo a consultora de moda e estilo do GLOBO, Patrícia Veiga, exagerou na formalidade:
- Como estudante de Comunicação, ela pode quebrar o tom sisudo com a ajuda de acessórios: um cinto colorido ou de croco já dariam mais leveza. A meia preta está pesando. No conjunto, ela peca pelo excesso de rigidez. Não há necessidade de ser tão formal numa entrevista de estágio.
A dica também serve para Gustavo, do 4 período. Para ele, o importante é demonstrar confiança e credibilidade durante a entrevista. Acertou em cheio, mas, para Patrícia, é preciso fazer alguns ajustes em seu visual:
- O tênis branco não é adequado. Esportivo demais, chama a atenção para os pés. Recomendo um mocassim ou top sider. Se precisar levar documentos, pode usar uma bolsa-carteiro ou pasta escura, discreta. A pasta azul de plástico dá um clima de relaxamento - diz.
Patrícia também alerta que é preciso tomar cuidado com os exageros, tanto para mais quanto para menos.
- É preciso evitar a formalidade excessiva e a descontração total. Roupas curtas e justas, decotes, estampas vibrantes, bijuterias volumosas, perfumes fortes e maquiagem pesada não caem bem nesse momento. Em compensação, básico total acaba deixando a pessoa asséptica. É importante que o candidato mostre um pouco da sua personalidade. Afinal, ninguém quer contratar uma tela em branco. Nem uma árvore de natal - Patrícia ensina.

MOSTRE QUEM VOCÊ É
Isso vale também para a maneira de se comportar durante a entrevista. Importante mesmo é o candidato mostrar quem ele é, ser verdadeiro e tomar cuidado até com os gestos.No processo seletivo, o profissional de RH tem pouco tempo para conhecer cada candidato. Então, alguns detalhes fazem diferença: mexer muito as pernas, chutar a mesa ou a cadeira ou ficar com a fisionomia tensa, mostrando muita ansiedade, são aspectos negativos que influenciam - alerta André Moraes, sócio-diretor da Talento e Profissão, empresa que ensina a planejar a carreira.Já Fabíola Lago, editora do blog Emprego&Carreira do site Monster Brasil, lembra que é preciso se preparar para a entrevista, pesquisando o máximo possível sobre a empresa e seu programa de estágios e dormindo bem, para não demonstrar cansaço.- Saber escutar e falar na hora certa também conta muito na avaliação. É preciso ficar atento às perguntas, pensar antes de responder e nunca fazer elogios a si mesmo - ensina a especialista, que lembra ser preciso mostrar interesse, mas não desespero: - Não pergunte ansiosamente se tem chance. Mostrar equilíbrio em situações críticas também estará em julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário