segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rio + 20


Fique por dentro de tudo que esta rolando nas palestras.
Assista ao vivo ou escuto as palestras pela rádio.



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Emprego de Jovens

A geração de trabalho e renda é considerada uma das questões mais emergenciais e controversas no Brasil e no mundo. Emergencial devido ao crescente contingente de desempregados e à redução constante de postos de trabalho formal. Controversa devido às variadas explicações e soluções para o fenômeno.
Entre os jovens esse problema consegue ganhar dimensões ainda maiores. Um em cada cinco jovens com idade entre 15 e 24 anos está desempregado, que corresponde a 40% do total de desempregados. No Brasil este número é de cerca de 3,5 milhões de jovens*. Com raras exceções, a taxa de desemprego entre jovens é sempre maior que essa mesma taxa entre os adultos.
Uma maneira muito defendida para melhorar a capacidade de inserção dos jovens no mercado de trabalho é melhorar a qualidade da educação e oferecer oportunidades de capacitação e qualificação profissionalizantes.
Por outro lado, há quem acredite que – apesar de fundamental – apenas a educação não é suficiente para reverter esse quadro de exclusão do jovem do mundo do trabalho. Os jovens no Brasil nunca tiveram uma escolaridade média tão alta como agora.
Para Márcio Pochmann, “O problema do desemprego no Brasil é estrutural, é de escassez de vagas”. O Brasil não está crescendo o suficiente para gerar postos de trabalho e dessa maneira absorver o contingente de pessoas que precisam ingressar no mercado de trabalho todos os anos.
A maior parte dos empregos disponíveis – 93% de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) – está na economia informal. Isso na prática significa péssimas condições de trabalho, baixa remuneração e pouca segurança.
Já o movimento de Economia Solidária apresenta a visão de que o crescimento econômico com base nos fundamentos neoliberais não é capaz de resolver a questão da escassez de trabalho e conseqüentemente a redução da pobreza e da desigualdade social. Uma das alternativas apresentadas é estimular e apoiar os micro e pequenos empreendimentos baseados na solidariedade e na autogestão.
Alguns Conceitos Importantes:
Emprego: é a condição das pessoas que trabalham em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica. É determinada por uma relação de vínculo empregatício, contrato de trabalho e ainda contrato de emprego, entre um empregador e um empregado, que estabelece a prestação continuada, numa carga horária definida, de um serviço, mediante salário. Tem como principal característica a subordinação, segundo a qual o empregado está sujeito às ordens do empregador, nos limites previstos no contrato e na lei. No Brasil, o contrato de trabalho é regulado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Desemprego: é a condição ou situação das pessoas incluídas na faixa das “idades ativas” (em geral entre 14 e 65 anos), que estejam, por determinado prazo, sem realizar trabalho em qualquer tipo de atividade econômica.
Subemprego: é uma situação econômica que se encaixa entre o emprego e o desemprego. Ocorre normalmente quando a pessoa não tem recursos ou condições para se manter parada enquanto procura emprego e vai para uma atividade da economia informal (por exemplo, a de camelô na cidade ou no campo, bóia fria) em função da necessidade de sobrevivência, ou atividades degradantes com condições inadequadas de trabalho e baixíssima remuneração (que não garante o mínimo para sobrevivência do indivíduo). Esta situação, que deveria ser temporária, vira definitiva quando o trabalhador não consegue mais voltar à economia formal (com o recebimento de um salário e carteira assinada) e transforma o subemprego em modo de vida. Os trabalhadores em situação de subemprego não podem pagar a Previdência Social, nem possuem direitos trabalhistas.
(Fonte: Caderno Temático Trabalho – 1ª Conferência Nacional de Juventude – 2008)




Congresso Mundial Virtual da Juventude está na rede!

A primeira atividade geral da equipe do 6o Congresso Mundial de Juventude deu início a diversidade que será a tônica do evento a ser realizado nos dias 4 a 13 de junho, no Rio de Janeiro. A reunião, que aconteceu na última sexta-feira,  foi uma grande festejo de sotaques, idiomas e culturas das diversas partes do mundo.
Jovens e dirigentes da PeaceChild International, da Universidade da Juventude, do Instituto Raízes da Tradição e voluntários do congresso se conheceram -pessoalmente – através de divertidas dinâmicas de integração. E foi em despojadas ações teatrais que o grupo conversou sobre os desafios do evento.
“Aqui no sítio estarão jovens de diversas partes do mundo. Quem não vier fisicamente ao congresso, pode construir e compartilhar saberes através dos fóruns de diálogos do Congresso Virtual Mundial de Juventude.”, afirmou Ditta Dolejsiova, coordenadora geral do CVMJ e coordenadora da Universidade da Juventude, sobre o congresso que foi lançado na última quinta-feira, dia 31.
O Congresso Virtual Mundial de Juventude é uma ótima oportunidade de diálogo sobre os temas da Rio+20 e da juventude para os jovens do Brasil e do Mundo. Além de vídeos do congresso, o site oferece diálogos sobre as temáticas ambientais, mini-cursos virtuais, blog e as principais notícias do 6o CMJ.
Faça parte deste movimento! Participe do Congresso Mundial Virtual de Juventude! Compartilhe: http://wycrio2012.org/

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rio+20

As inscrições para os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável foram prorrogadas até amanhã, dia 1º de junho! Participe!
Os Diálogos acontecerão no Riocentro, entre 16 e 19 de junho. Serão dez painéis de reflexão e debate entre representantes da sociedade civil, setor privado, ONGs, academia, entre outros. As recomendações que resultarem dos Diálogos serão levadas aos Chefes de Estado e de Governo presentes na Cúpula da Conferência, a realizar-se de 20 a 23 de junho.
Veja mais informações sobre os Diálogos Sustentáveis emhttp://goo.gl/pQqhS
O formulário de inscrição para os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável está disponível no endereçohttp://formularios.itamaraty.gov.br/rio20/f2 É importante lembrar que o ingresso na plenária poderá ser limitado em função de eventual lotação da sala de reuniões.

terça-feira, 8 de maio de 2012

JOVEM APRENDIZ


Idade: 14 A 16 ANOS

Escolaridade: Cursando o Ensino Médio ou Ensino Fundamental.

Localidade: Morar próximo a Santa Cruz da Serra.


Interessados deverão entrar em contato com a SJ pelo telefone 21 2672-5650 Ramal 220.

Evento discutiu trabalho decente para jovens no Brasil


O Ministério do Trabalho, a Secretaria Nacional de Juventude e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizaram o Fórum Nacional Trabalho Decente para os Jovens nos dias 3 e 4 de maio, em Brasília (DF).
O evento reuniu cerca de 70 participantes, entre representantes do governo, empregadores, trabalhadores e organizações juvenis. Tratou-se de um esforço para aprofundar as discussões sobre o tema, criando um espaço de reflexão conjunta sobre o fortalecimento da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude.
Junto e Misturado
O evento integra um conjunto de iniciativas que estão sendo organizadas em mais de 50 países. Os resultados obtidos no fórum brasileiro – junto com os dos demais eventos globais – servirão de subsídios para dois importantes eventos sobre o tema: o Fórum Mundial de Emprego Juvenil, nos dias 23 e 24 de maio, e a 101ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho, que acontece no mês de junho, ambos em Genebra, na Suiça.
Trabalho decente
Este conceito foi criado em 1999 pela OIT. Considera-se decente todo o trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade de organização sindical e negociação coletiva, equidade e segurança, sem qualquer forma de discriminação e capaz de assegurar uma vidadigna.
com informações da Secretaria Nacional de Juventude e OIT

E o Estatuto da Juventude?


Você pode não lembrar o que comeu no mês passado, mas tem o dever de saber que o Senado está analisando o Estatuto da Juventude desde outubro de 2011. O Projeto de Lei da Câmara 98/2011 está na Comissão de Assuntos Sociais desde o dia 7 de março de 2012.
Um dos pontos mais polêmicos da proposta é o desconto de 50% para os jovens na compra de ingressos para espetáculos culturais e de lazer.
O caminho do Estatuto da Juventude é longo. O projeto será por três comissões do Senado antes de ser analisado pelo plenário da casa. E depois será devolvido à Câmara dos Deputados.
O Randolfe falou, o Randofe avisou
“Se não conseguirmos votar em Plenário até junho ou julho, não conseguiremos mandá-lo para a Câmara neste ano, que é eleitoral.  Precisamos colocar o projeto em regime de urgência”, afirmou o Senador Randolfe Randolfe Rodrigues no dia 23 de março em entrevista a Agência Senado.
Mas quais são as pautas prioritárias?
A notícia mais recente do Estatuto da Juventude no Senado é sobre a Lei Geral da Copa e foi publicada na semana passada pela Agência Senado. A matéria “Senadores querem votar Lei da Copa com rapidez” relata o diálogo de senadores e deputados sobre o texto que estabelecerá regras especiais para a competição de 2014.
Segundo a referida matéria, o Deputado Renan Filho afirmou que os deputados aprovaram um texto que garante respeito integral ao Estatuto do Idoso, ao Código de Defesa do Consumidor e ao Estatuto da Juventude.
Participe!
Se você deseja participar das discussões sobre o Estatuto da Juventude e sobre a Lei Geral da Copa, não deixe de enviar um email ou mensagem pelo Twitter para o parlamentar de sua preferência.
Outra forma de contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas – nesse caso de uma lei orgânica que pode mudar a vida de muitos jovens – é através do compartilhamento da sua opinião com a sua rede de amigos e parceiros. Lei, escreva, fotografe, sinta e… compartilhe!
com informações do Twitter e da Agência Senado

terça-feira, 24 de abril de 2012

PROGRAMA JOVEM ELETRICISTA - 80 vagas

Empresa do setor de Energia oferece curso de capacitação no setor elétrico, obtendo-se bom aproveitamento, há efetivação para prestadora de serviços.

NECESSÁRIO: 
• Habilitação B
• Ensino Médio Completo
• Curso na área de eletricidade (eletrotécnica, eletricista) completo ou com previsão de término para jul/2012

O curso possui duração de 35 dias, sendo disponibilizado ajuda de custo, alimentação no local, VT e certificado. Todos que obtiverem bom desempenho serão efetivados.

Interessados comparecer munidos de currículo e conta de luz, de segunda a sexta-feira às 9:00 ou 14:00h na Rua Uruguaiana, 10 sl. 2501. Centro- RJ

24 de abril - Dia Internacional do Jovem Trabalhador



No dia 24 de abril é comemorado o ‘Dia Internacional do Jovem Trabalhador’. A data serve de estímulo para aqueles que estão buscando espaço no mercado de trabalho ou ainda estão em dúvida sobre qual profissão seguir.
A juventude brasileira tem demonstrado interesse pela carreira, mas nem sempre as empresasconcedem oportunidades. O grande problema enfrentado pelos jovens na hora de se candidatar a uma vaga de emprego é a valorização da experiência, que despreza o fato de que eles estão dando os primeiros passos na vida profissional.
Dia Internacional do Jovem Trabalhador procura romper preconceitos sobre a contratação de funcionários sem experiência. A data quer mostrar para os empregadores que o jovem tem muito a acrescentar ao mercado de trabalho, sobretudo com novas ideias que podem contribuir com o avanço do negócio. A descoberta de novos talentos também é um argumento defendido a favor do jovem.
Os jovens trabalhadores do Brasil
O jovem pode adquirir experiência na condição de aprendiz.

As políticas públicas procuram criar benefícios para os jovens trabalhadores, principalmente para superar a competitividade que existe no mercado de trabalho com os profissionais qualificados. Por isso o Governo Estadual e os governos estaduais investem nos programas de concessão de emprego.
No estado de São Paulo, por exemplo, há várias iniciativas que foram criadas para favorecer osjovens trabalhadores paulistas. O Emprega SP é um sistema online gratuito que atua na intermediação da mão-de-obra, contribuindo com a empregabilidade da juventude. O portal oferecevagas de emprego através dos programas Aprendiz Paulista e Jovem Cidadão.
A melhor forma de o jovem ingressar no mercado de trabalho é na condição de aprendiz. Neste primeiro momento ele vai desempenhar as atividades para aprender uma profissão, sem comprometer o período dedicado aos estudos. Os aprendizes são remunerados e adquirem experiência para futuramente buscar posições melhores.
Uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo revelou que 36% dos jovens entre 15 e 24 anos têm emprego, enquanto o percentual de 22% já teve uma ocupação, mas se encontra fora do mercado atualmente. De todos os jovens trabalhadores brasileiros, 66% usam o salário para complementar a renda familiar.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de Abril - Dia do Índio e Dia do Exército Brasileiro

DIA DO ÍNDIO

Mas afinal, como surgiu o Dia do Índio? A data comemorativa foi oficializada em 1943 através do decreto lei número 5.540. A data corresponde à realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano em 1940, no México, que reuniu líderes indígenas de vários países da América Latina.

Inicialmente, os índios se recusaram a comparecer ao evento, alegando que suas reivindicações não seriam ouvidas pelos líderes governamentais. O dia 19 de abril foi a data em que eles finalmente concordaram em participar do congresso, durante o qual foi criado o Instituto Indigenista Interamericano.

Nos dias de hoje, o Dia do Índio é relembrado principalmente nas escolas, onde os alunos relembram as origens indígenas do Brasil. Além disso, eventos comemorativos e exposições culturais marcam a data em várias cidades.

______________________________________________________________


DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.

No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.

O comandante supremo do exército brasileiro é o presidente da república, mas existem os cargos hierárquicos dentro da corporação.

As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Além disso, o exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.

Caso haja interesse em participar dessas atividades após os dezoito anos de idade, o candidato deverá apresentar currículo, com graduação superior, podendo exercer cargos mais elevados, como os de tenentes.

A hierarquia do exército está dividida entre a infantaria, a cavalaria e a artilharia, indo de soldados até os cargos da alta patente.

O exército brasileiro é composto ainda por tropas de elite, especializadas em missões não convencionais, como a Brigada de Operações Especiais, a Brigada de Infantaria Paraquedista, além das especializadas em defender o bioma nacional.

No setor educacional, o exército desenvolve projetos de pesquisa, na área científico-tecnológica, através do IME (Instituto Militar de Engenharia), uma das melhores faculdades do país.

Quanto aos veículos blindados, entre carros de combate, veículos de tropa e outros, possui uma quantidade bem maior que as outras forças do Brasil.

Por ser mais popularmente conhecido, o exército brasileiro é formado com mais de duzentos mil soldados, tendo um cadastro de reserva que chega a quase quatro milhões.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fui vítima de cyberbullying, e agora?

Veja o que fazer ao descobrir que existe alguém denegrindo sua imagem via Web


Com o fácil acesso à Internet, seja pelo computador ou telefones móveis, o cyberbullying (agressão intencional, feita de maneira repetitiva que ocorre em meios eletrônicos) aumentou suas proporções e preocupações. Pela velocidade de propagação, a Web acaba se tornando propícia para colaborar com esse tipo de crime.


Mas, o que fazer caso o alvo seja você? O site Lifehacker elaborou alguns tópicos para nortear o usuário que acabou de descobrir que sofreu um cyberbullying.

Assim que notificar irregularidades ou constatar que sofreu cyberbullying, é necessário manter a calma. Para muitos, essa é a etapa mais difícil. Você também pode envolver a polícia e tentar alguma ação ou recurso contra o agressor, mas, para tanto, será preciso investir tempo, energia e dinheiro para achá-lo. Um outro cuidado quanto às leis são suas variações de lugar para lugar, podendo não valer a pena o desgaste.

É preciso levantar alguns fatos relacionados ao infrator. Será que realmente alguém está tentando aproveitar da sua identidade ou, por coincidência, essa pessoa tem o mesmo nome que você? Ou ainda, um anônimo realmente está agindo de má fé e se escondendo atrás do seu perfil? Nesse último caso, você pode ser vítima indireta de alguém que está apenas se aproveitando das circunstâncias e não necessariamente tentando atingir você.

Apele para os moderadores, editores ou gestores do site. Eles podem entrar em seu perfil para que você retome sua posse. Sites grandes e redes sociais normalmente levam o assunto a sério e, se for violado os termos de serviço ou política, tomam medidas contra o usuário "fake".

Outra dica é compartilhar sua experiência para que todos saibam o que está acontecendo em tempo real. Isso ajudará a esclarecer possíveis desentendimentos e deixar explícito que existe alguém se passando por você.

Se você descobriu que sofreu cyberbullying e tentou todos os recursos citados acima em vão, às vezes é preciso seguir em frente e desencanar. Quem usa a Internet sabe que você pode não ser você a qualquer momento. Um exemplo típico e aquele instante em que você levanta para beber água ou fazer qualquer atividade rápida longe do computador e sente toda vulnerabilidade ao lembrar que deixou todas as telas abertas - alguém pode se passar por você naquele momento, certo? Enquanto a maioria das pessoas tem bom senso suficiente para não tentar se passar por outra pessoa, existem aquelas que o fazem pelo simples fato da diversão momentanea.

A questão é ter sempre em mente que nada é infalível na Web. Lidar com um impostor é complicado pelo simples fato de não saber o que o motivou a falsificar sua identidade. Portanto, mantenha a calma e siga em frente! Quem realmente o conhece, mesmo que pela Internet, saberá o quão verdadeiras são suas atitudes. Pense nisso!

Como retomar a sua identidade nos principais serviços online


No Facebook: a rede social estipulou diretrizes para o que é ou não permitido em suas páginas. Você pode bloquear, excluir ou denunciar um perfil que seja abusivo. No caso de cyberbullying, além das três ferramentas oferecidas, dependendo da gravidade da situação, o site recomenda não responder, não esconder o fato e documentar e salvar o conteúdo com a ajuda da ferramenta "Amigo de Confiança". Aqui você encontra informações mais detalhadas.

No Twitter: existe uma assistência ao usuário dentro da central de ajuda na própria rede (acesse aqui). Ao entrar, você confere um tutorial contendo opções para denunciar violações, contas hackeadas, spam, abusos e outras vulnerabilidades na segurança.

No YouTube: o serviço de vídeos tem um local para denúncias que possibilita a remoção do conteúdo caso viole as diretrizes de privacidade do site, que podem estar relacionadas com a imagem, voz, nome completo e informações de identificação financeira ou pessoal. Em alguns casos, o site entra em contato com o infrator para notificá-lo da violação e dar uma chance para que corrija a situação em um prazo de 48 horas. É possível denunciar qualquer conteúdo clicando na "bandeirinha", que está no canto inferior direito do vídeo.

Matéria: Fernanda Miranda

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Festival Virada Digital reúne conhecimento e diversão

Imagem de um Hub - no formato Domo - que abrigará as atividades do festival (Divulgação)

Já imaginou ficar três dias interagindo com gente super interessante sobre inovação, interatividade e sustentabilidade? Essa é a proposta do Festival Virada Digital que acontece nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2012, em Paraty, no Rio de Janeiro. O evento – totalmente gratuito e democrático – terá transmissão ao vivo na rede!

Trata-se de uma reunião das principais lideranças globais que se propõem a compartilhar conhecimentos em 16 áreas. Você também pode participar do encontro dos protagonistas dos setores público, privado, acadêmico, terceiro setor e meios de comunicação! Serao 72 horas de atrações e atividades ligadas às novas tecnologias digitais, à inovação e ao empreendedorismo.

O festival vai compartilhar tudo que acontecer em Paraty através de Hubs – terminais digitais interativos – estrategicamente posicionados nos Arcos da Lapa (RJ), Vale do Anhangabaú (SP) e Teatro Nacional (BSB). Com isso, serao transmitidos em tempo real, e com recursos tecnológicos exclusivos, todas as atividades do evento.

Tudo isso e muito mais!

A programação está sendo construída por uma equipe de coloboradores e consultores em torno de 16 áreas de conhecimento: Alimentação, Aplicativos, Ciências, Cultura, Sustentabilidade, Comércio, Educação, Empreendedorismo, Entretenimento, Esportes, Infra-Estrutura, Mídias Digitais, Saúde, Serviços, Trabalho, Turismo.

As atividades e atrações estarão distribuídas em diversas áreas e estruturas nas cidades de Paraty, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília em hubs com formato de “Dome”, conforme a imagem. Essas estruturas abrigarao atividades como demostração de inovacoes, acampamento meritocrático dos melhores alunos da rede estadual fluminense de ensino, mutirao digital e palco de espetáculos.

Start

Aconteceu na última quinta-feira, dia 29 de março, a festa de lançamento nacional do Festival Virada Digital no Circo Voador, na Lapa, Rio de Janeiro. Um evento fechado para os parceiros, patrocinadores, curadores e equipe apresentando o conceito e estrutura do festival, com transmissão ao vivo pela internet, realizada pelos parceiros da HotMedia.

Como participar?

Você pode participar no local ou assistindo todas as atrações pela internet e interagindo com os nossos canais. Se quiser estar junto conosco, o evento acontece em Paraty, nos dias 11, 12, 13 de Maio de 2012, e nos Hubs localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

com informação do Festival Virada Digital

sexta-feira, 30 de março de 2012

30 de março - Dia Mundial da Juventude



Hoje é o dia mundial da juventude e nós iremos continuar trabalhando em conjunto para expandir as oportunidades para estes jovens homens e mulheres, e responder às suas demandas legítimas por dignidade, desenvolvimento e trabalho decente. Deixar de investir em nossa juventude é uma falsa economia. Investimentos em jovens pagarão grandes dividendos em um futuro melhor para todos. Este dia marca o Ano da Juventude, um marco na advocacia global pelo e para os jovens do mundo. Minha esperança é de que esta experiência possa agora fornecer um fundamento para aprofundar ainda mais o aproveitamento do talento e da energia dos jovens. Para eles nós dizemos: Nós temos a oportunidade de mudar o mundo com coragem e determinação, essa são as características da juventude; ela pode muito bem ser a solução para o Brasil.

Vamos juntos fazer a diferença, pois unidos somos mais fortes!!!!


quinta-feira, 22 de março de 2012

Como lidar com a busca por um emprego e evitar o desânimo

Na busca por uma nova vaga no mercado de trabalhado você deve aprender a enfrentar a decepção e frustração de ser recusado uma ou mais vezes. Veja como 



Quando procuramos por um emprego, a busca normalmente dura muito mais do que esperamos. Nessas horas é muito importante saber administrar as emoções para que você não fique desanimado e irritado com o processo. Essa habilidade é essencial já que quando você finalmente é chamado para uma entrevista, não deve mostrar e aparentar toda a frustração e ansiedade que está passando.


Atualmente, com os novos softwares e plataformas de encaminhamento de currículos a procura torna-se ainda mais impessoal e distante. Enviamos nossos dados por web sites especializados em recursos humanos e aguardamos como muita ansiedade por alguma resposta.

Se você está em uma situação como essa, confira algumas dicas de como lidar com a busca por um emprego e como administrar as emoções:

Na busca por um emprego: 1) Seja seu próprio gerenteA procura por um emprego já é um trabalho em si. Você deve monitorar as vagas para as quais se aplicou e administrar seu tempo de maneira que seja produtivo e gere efeitos positivos na busca pela vaga. Estabeleçametas semanais para fazer contatos, aplicar-se para vagas e cursos e pesquisar oportunidades. Não faça planos impossíveis e muito complicados, pois a quantidade de emoções que você deve administrar nessa fase já é suficiente para sua mente e controle emocional.

Na busca por um emprego: 2) Seja proativoSaia de casa. Não se contente em simplesmente enviar seus currículos por e-mail ou por sites de recursos humanos. Faça um curso, seja voluntário. Enfim, encontre oportunidades que podem ajudá-lo profissionalmente e alonguem sua lista de contatos e enriqueçam seu currículo. Você deve ver e ser visto independentemente de seu status profissional. É muito importante para o contratante saber que você é uma pessoa que toma iniciativa e não espera que os outros manipulem sua carreira de acordo com as vagas disponíveis.

Na busca por um emprego: 3) Arrisque em mais de uma oportunidadeMuitas pessoas enviam um único currículo para a vaga dos sonhos e esperam. Apostam todas as suas cartas nessa oportunidade e param de procurar assim que fazem a primeira entrevista. Esse é um grande erro, pois se não der certo, será ainda mais difícil de sentir-se motivado. Pense dessa forma: Se você se aplicar para mais de uma vaga, não terá todas as suas expectativas focadas em apenas uma oportunidade. Ao ser recusado em um processo seletivo, os outros irão ocupá-lo e você não ficará tão desanimado por conta de uma recusa.


Na busca por um emprego: 4) Mantenha um rotinaGerencie seu tempo como se você estivesse em um trabalho. Mantenha um roteiro diário de procura por novas vagas, acompanhamento de processos seletivos e voluntariado. O senso de realização que você sente ao realizar essas tarefas e cumprir sua rotina irá ajudá-lo a sentir útil e motivado.


Violência é principal problema do país para brasileiros, diz Ipea

Saúde, corrupção e desemprego também são preocupação.

O maior problema do país na percepção do brasileiro é violência, atrelada à falta de segurança, segundo pesquisa "Percepção sobre pobreza: causas e soluções" divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

A pesquisa traça a percepção da população sobre os principais problemas do Brasil, a evolução da renda familiar nos últimos cinco anos, as principais causas da pobreza e como sair dela, e sobre as ações que o governo poderia realizar para acabar com a pobreza.

Para 23% dos brasileiros, o maior problema é a violência/segurança, seguida pela saúde (22,3%). Corrupção (13,7%) e desemprego (12,4%) aparecem como o segundo conjunto de problemas mais citado. Educação fica com apenas 8% e a pobreza/fome foi mencionada por 6,1% dos entrevistados.
Por região do país, o resultado é diferente. As regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste identificam a saúde como o principal problema. Para a região Norte e Nordeste é a violência/insegurança que mais preocupa. O desemprego é mais importante para a região Nordeste e a corrupção, para o Sul.

A população de baixa renda considera saúde, violência/insegurança e desemprego como seus principais problemas. Os mais ricos colocam em primeiro lugar a corrupção (27,8%), seguido da saúde (26%), sendo que violência/insegurança quase se equipara a educação em sua ordem de preocupação.
A população mais jovem é a que mais se preocupa com o desemprego, educação e as desigualdades sociais. Já para os adultos, a principal preocupação é a saúde. Os idosos se preocupam com a violência/insegurança e corrupção.


A pobreza diminuiu no país na percepção de 41,4% da população. Para 28,1%, não houve mudanças e 29,7% acreditam que a pobreza piorou. A percepção de queda da pobreza é mais forte para as populações do Nordeste (48,5%) e Norte (46,7%).
Renda

A população brasileira, na média, acredita que é preciso uma renda familiar (família de quatro membros) de R$ 2.090 por mês o para não ser pobre.


O desemprego é a principal causa da pobreza para os brasileiros --29,4% da população entende que esse problema é fundamental na geração da pobreza. Outras são educação (18,4%) e corrupção (16,8%). A má distribuição da renda foi apontada por (12%).

Entre as principais formas de sair da pobreza, a mais mencionada (31,4%) foi a criação de mais empregos. A segunda é a qualidade da educação (23,3%). Em seguida, vem o esforço individual, com 10,6%.

Para a população, o governo deveria aumentar o valor do salário mínimo, estimular empresas a contratar pobres, apoiar pequenos agricultores e apoiar pequenos negócios. A educação vem em seguida, com iniciativas defendidas para promover cursos profissionalizantes, dar bolsas de estudos para estudantes e aumentar vagas nos cursos técnicos.

Foram entrevistadas 3.796 pessoas no período de 8 a 29 de agosto de 2011.

Senado e sociedade discutem Estatuto da Juventude

O Estatuto da Juventude – que está tramitado no Senado – têm conquistado cada vez mais espaço nas ruas e nas redes do Brasil. Essa semana, a lei orgânica dos jovens brasileiros foi pauta de uma audiência pública no Senado, no dia 20, e será tema de outra na próxima sexta-feira, dia 23.

“Nosso maior adversário, me parece, é o prazo. Se não conseguirmos votar o projeto em Plenário até junho ou julho, não conseguiremos mandá-lo para a Câmara neste ano, que é ano eleitoral”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues, no primeiro evento.

Na tarde de ontem, dia 20, foi a vez da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado tratar as questões do Estatuto da Juventude em uma audiência pública. O evento teve participação da Câmara dos Deputados, da Secretaria Nacional de Juventude, da UBES, da UNE e de outras entidades da sociedade civil.

Quem tiver interesse em dialogar com os parlamentares e a sociedade civil terá uma boa oportunidade. O Senador Randolfe Rodrigues, o Vereador de Macapá Clécio Luis e diversas organizações realizarão uma Audiência Pública sobre Estatuto da Juventude na próxima sexta-feira, dia 23, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, em Macapá, no Amapá.

#EstatutodaJuventude

Um dos pontos mais polêmicos da proposta é o desconto de 50%, para os jovens, na compra de ingressos para espetáculos culturais e de lazer. O atual projeto garante que o número de ingressos com desconto seja de, no mínimo, 50% do total disponível para cada evento com financiamento ou patrocínio público e de 40% para os demais eventos.

Além disso, o relator incluiu no texto a previsão de desconto para jovens comprovadamente carentes, ainda que não sejam estudantes.

“Eu considero que é um avanço a inclusão de outros setores, aqueles que mais precisam e que comprovem que não têm condições de pagar uma entrada integral”, afirmou Paulo Paim (PT-RS), relator do projeto na CAS, na audiência do senado.

O benefício para estudantes – que visa estimular e possibilitar o acesso a esporte e cultura - esbarra na Lei Geral da Copa, que não prevê todos os descontos da legislação brasileiro. Apesar não existir consenso no governo sobre isso, a secretária da Juventude da Presidência da República, Severine Macedo, admitiu que as restrições previstas no projeto que trata da Copa podem ser o caminho adotado para garantir a aprovação do Estatuto daJuventude, o que garantiria benefícios duradouros para os estudantes.

Tramitação no Senado

Aprovado pela Câmara no final de 2010, o texto já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), também sob a relatoria de Randolfe Rodrigues, e ainda passará, além da CDH, pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Educação (CE) e de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMA).

segunda-feira, 19 de março de 2012

IPJ promove Curso Virtual Discutindo Bullying no Ambiente Escolar


FAÇA SUA INSCRIÇÃO


Instituto de Protagonismo Juvenil – IPJ através do Projeto Escola de Educadores de Jovens promove o curso Discutindo Bullying no Ambiente Escolar”. O curso acontece na modalidade a distância na plataforma moodle sob a tutoria da Professoras Universitária e Pesquisadora Fátima Regina.
O curso terá carga horária de 80h/A e os alunos aprovados serão certificados ao final do curso.


EMENTA: O que é Bullying e como prevenir; O fenômeno bullying e as suas conseqüências psicológicas; estudos de casos de bullying no ambiente escolar para a promoção de estratégias da ação prática para o combate de casos de violência no ambiente escolar.
CARGA HORÁRIA: 2 meses (80h/A)
INÍCIO: 10 de abril/2012
TÉRMINO: 10 de junho/2012
VALOR: R$ 50,00 (será ofertado bolsas de até 40% de desconto para alunos que atestarem não poder pagar o valor integral da inscrição)
INSCRIÇÃO: 05 a 30 de Março/2012

TUTORA: Fátima Regina (http://lattes.cnpq.br/2361317835648829)


FORMAS DE PAGAMENTO:

Doar pela Internet. Pelo PagSeguro UOL. É rápido, fácil e 100% confiável.
É só clicar no Link do pagseguro ao final dessa página. Lembramos que se você solicitar bolsa de estudos, antes de efetuar a doação deverá receber a confirmação da concessão em seu email. Se não solicitou bolsa, proceda com sua doação no valor de R$ 50,00 imediatamente para garantir sua vaga neste curso.

Ou se preferir, pode efetuar depósito em nossa Conta Corrente:

Beneficiário: Instituto de Protagonismo Juvenil
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1295
C/C: 630-3
Operação: 003

EMAIL PARA ENVIO DO COMPROVANTE DE DEPÓSITO: