quinta-feira, 22 de março de 2012

Como lidar com a busca por um emprego e evitar o desânimo

Na busca por uma nova vaga no mercado de trabalhado você deve aprender a enfrentar a decepção e frustração de ser recusado uma ou mais vezes. Veja como 



Quando procuramos por um emprego, a busca normalmente dura muito mais do que esperamos. Nessas horas é muito importante saber administrar as emoções para que você não fique desanimado e irritado com o processo. Essa habilidade é essencial já que quando você finalmente é chamado para uma entrevista, não deve mostrar e aparentar toda a frustração e ansiedade que está passando.


Atualmente, com os novos softwares e plataformas de encaminhamento de currículos a procura torna-se ainda mais impessoal e distante. Enviamos nossos dados por web sites especializados em recursos humanos e aguardamos como muita ansiedade por alguma resposta.

Se você está em uma situação como essa, confira algumas dicas de como lidar com a busca por um emprego e como administrar as emoções:

Na busca por um emprego: 1) Seja seu próprio gerenteA procura por um emprego já é um trabalho em si. Você deve monitorar as vagas para as quais se aplicou e administrar seu tempo de maneira que seja produtivo e gere efeitos positivos na busca pela vaga. Estabeleçametas semanais para fazer contatos, aplicar-se para vagas e cursos e pesquisar oportunidades. Não faça planos impossíveis e muito complicados, pois a quantidade de emoções que você deve administrar nessa fase já é suficiente para sua mente e controle emocional.

Na busca por um emprego: 2) Seja proativoSaia de casa. Não se contente em simplesmente enviar seus currículos por e-mail ou por sites de recursos humanos. Faça um curso, seja voluntário. Enfim, encontre oportunidades que podem ajudá-lo profissionalmente e alonguem sua lista de contatos e enriqueçam seu currículo. Você deve ver e ser visto independentemente de seu status profissional. É muito importante para o contratante saber que você é uma pessoa que toma iniciativa e não espera que os outros manipulem sua carreira de acordo com as vagas disponíveis.

Na busca por um emprego: 3) Arrisque em mais de uma oportunidadeMuitas pessoas enviam um único currículo para a vaga dos sonhos e esperam. Apostam todas as suas cartas nessa oportunidade e param de procurar assim que fazem a primeira entrevista. Esse é um grande erro, pois se não der certo, será ainda mais difícil de sentir-se motivado. Pense dessa forma: Se você se aplicar para mais de uma vaga, não terá todas as suas expectativas focadas em apenas uma oportunidade. Ao ser recusado em um processo seletivo, os outros irão ocupá-lo e você não ficará tão desanimado por conta de uma recusa.


Na busca por um emprego: 4) Mantenha um rotinaGerencie seu tempo como se você estivesse em um trabalho. Mantenha um roteiro diário de procura por novas vagas, acompanhamento de processos seletivos e voluntariado. O senso de realização que você sente ao realizar essas tarefas e cumprir sua rotina irá ajudá-lo a sentir útil e motivado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário