terça-feira, 24 de abril de 2012

24 de abril - Dia Internacional do Jovem Trabalhador



No dia 24 de abril é comemorado o ‘Dia Internacional do Jovem Trabalhador’. A data serve de estímulo para aqueles que estão buscando espaço no mercado de trabalho ou ainda estão em dúvida sobre qual profissão seguir.
A juventude brasileira tem demonstrado interesse pela carreira, mas nem sempre as empresasconcedem oportunidades. O grande problema enfrentado pelos jovens na hora de se candidatar a uma vaga de emprego é a valorização da experiência, que despreza o fato de que eles estão dando os primeiros passos na vida profissional.
Dia Internacional do Jovem Trabalhador procura romper preconceitos sobre a contratação de funcionários sem experiência. A data quer mostrar para os empregadores que o jovem tem muito a acrescentar ao mercado de trabalho, sobretudo com novas ideias que podem contribuir com o avanço do negócio. A descoberta de novos talentos também é um argumento defendido a favor do jovem.
Os jovens trabalhadores do Brasil
O jovem pode adquirir experiência na condição de aprendiz.

As políticas públicas procuram criar benefícios para os jovens trabalhadores, principalmente para superar a competitividade que existe no mercado de trabalho com os profissionais qualificados. Por isso o Governo Estadual e os governos estaduais investem nos programas de concessão de emprego.
No estado de São Paulo, por exemplo, há várias iniciativas que foram criadas para favorecer osjovens trabalhadores paulistas. O Emprega SP é um sistema online gratuito que atua na intermediação da mão-de-obra, contribuindo com a empregabilidade da juventude. O portal oferecevagas de emprego através dos programas Aprendiz Paulista e Jovem Cidadão.
A melhor forma de o jovem ingressar no mercado de trabalho é na condição de aprendiz. Neste primeiro momento ele vai desempenhar as atividades para aprender uma profissão, sem comprometer o período dedicado aos estudos. Os aprendizes são remunerados e adquirem experiência para futuramente buscar posições melhores.
Uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo revelou que 36% dos jovens entre 15 e 24 anos têm emprego, enquanto o percentual de 22% já teve uma ocupação, mas se encontra fora do mercado atualmente. De todos os jovens trabalhadores brasileiros, 66% usam o salário para complementar a renda familiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário