quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sonho, vitória e investimento na Juventude marcam o 1º encontro do Preenem


Embalados pelo desafio e pela determinação, cerca de 250 alunos participaram do 1º Encontro do Preenem – Preparatório para o Enem e o Vestibular. O encontro aconteceu na noite de segunda-feira, 16 de maio, no SESI, e contou com a presença de diversas autoridades municipais.



O projeto pioneiro desenvolvido pela Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da FUNDEC, foi detalhado pela Professora Edite Viana, Vice-Presidente da Fundação. “Não existe, em nenhum outro município, um curso nesses moldes”, ressaltou. Entre outras coisas, ela explicou os objetivos do Enem, o processo seletivo das universidades, distribuição de turmas, número de vagas, locais e horários, além de explicações sobre o ProUni.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, a Sub-Secretária, Sônia Pegoral, falou sobre os investimentos da Prefeitura em Educação e sobre as ações bem sucedidas da FUNDEC. Fala ressaltada também pelo Superintendente da Juventude, Vinícius Veiga, que destacou: “Os jovens de Duque de Caxias agora têm vez e têm voz”.
Durante o encontro, os alunos tiveram mais informações sobre o curso, assistiram à apresentação de dois vídeos, um institucional, da FUNDEC e, outro, motivacional, além de apresentação cultural de hip-hop. Conheceram o grupo de professores e receberam o material individual dos alunos.

Para Roberta Barreto, presidente da FUNDEC, os jovens de hoje serão os responsáveis pela construção de um futuro próximo. “Vejo, em minha frente, 250 futuros mestres. Vocês entraram nesse projeto para vencer. Nós estamos oferecendo este curso, gratuitamente, com os melhores professores da cidade. Porque não basta construir os equipamentos públicos. É preciso oferecer condições para que o jovem duquecaxiense tenha acesso a esses equipamentos”, afirmou.
O Prefeito Zito esteve presente na cerimônia e destacou: “Este é um grande momento e mais um desafio em nossas vidas. Nos primeiros anos de governo, nós mudamos esta cidade. Resgatamos sua auto estima. Agora tenho uma visão ainda mais ampla. 

Quero o melhor para nossa juventude, quero bem estar e qualidade de vida para o nosso povo. Educação não tem preço, não tem gasto. E sim, investimento. Queremos profissionalizar os jovens e capacitar os trabalhadores. Tenho certeza de que grandes metas nós iremos vencer!”.
Entrega do kit do aluno com material escolar e uniforme. (Foto: Everton Barsan)




Nenhum comentário:

Postar um comentário