quarta-feira, 4 de maio de 2011

Feira Jovem de Profissões - Colégio Estadual Duque de Caxias

Marcando a passagem do Dia do Jovem Trabalhador, comemorado em 25 de abril, o Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado no Parque Lafaiete, recebeu nesta quarta-feira, 27 de abril, a segunda edição da Feira das Profissões organizada pela Superintendência da Juventude de Duque de Caxias.



“Queremos propor, definir e executar políticas públicas para a juventude com a participação dela em todas as etapas. Este evento é parte da nova forma de se trabalhar com essa parcela da população de nosso município, a partir do surgimento de nossa superintendência”, declarou o superintendente Vinícius Veiga.

O evento ocorreu entre as 9h e 17h, demonstrando aos alunos do colégio um panorama dos cursos gratuitos de qualificação oferecidos pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC); contou com técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico tirando dúvidas sobre a Lei do Microempreendedor Individual (MEI) para aqueles que querem abrir seu próprio negócio; teve palestras ministradas sobre estágios e concursos públicos para jovens do Ensino Médio e apresentou shows com dançarinos de hip hop. A Universidade Estácio de Sá também esteve presente apresentando seus cursos e distribuindo brindes. Todo o evento contou com o apoio logístico da FUNDEC, à qual a superintendência está ligada.

Além de apresentar seus cursos, alunos e professores da FUNDEC ofereciam diversos serviços gratuitos aos alunos. Eles puderam cortar e fazer tratamento de cabelo, aplicar tererê, cuidar das unhas e tirar fotos com profissionais, que eram tratadas em programas de edição de imagens e enviadas para os alunos por e-mail. A Superintendência também trouxe um tatuador que tirava as dúvidas dos alunos e mostrava as precauções que devem tomar caso queiram se tatuar quando completassem 18 anos. Michel Alexandre, 14 anos, aluno da Escola Municipal Professora Olga Teixeira de Oliveira, aproveitou essa oportunidade. “Gosto de desenhar e talvez eu siga a profissão de tatuador”, explicou.

A presidente da FUNDEC, Roberta Barreto, falou sobre as chances que a juventude duquecaxiense agora possui. “Na época em que eu era estudante não tivemos oportunidades como essa de discutir sobre o nosso futuro. Este é um momento de reflexão para os jovens e a FUNDEC possui cursos voltados para esse momento da vida deles, onde podem se qualificar e começar sua vida de forma independente”, afirmou Roberta.

O evento foi aprovado pela direção do Colégio Estadual Duque de Caxias com louvor. O coordenador de turno Carlos Alberto Luiz afirmou que este deve ser o primeiro de muitos eventos do tipo na escola. “O serviço da superintendência e da FUNDEC foi excelente. A organização está de parabéns e você vê que foi realizada por profissionais. E esta é uma proposta maravilhosa: a importância da qualificação para o primeiro emprego. Os jovens normalmente deixam o colégio para entrar no mercado de trabalho sem qualificação e acabam não conseguindo emprego formal. Este evento demonstra que não precisa ser assim, pois há cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura. E que podem ser cursados sem que o aluno deixe de estudar”, ressaltou Carlos Alberto.  

De acordo com Vinícius Veiga, a Feira de Profissões deve prosseguir sendo apresentada em outras unidades de ensino do município. “Estamos em contato com colégios estaduais e particulares dos quatro distritos da cidade para mostrar as oportunidades para a juventude de Duque de Caxias em todo o município”, concluiu Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário