sexta-feira, 30 de março de 2012

30 de março - Dia Mundial da Juventude



Hoje é o dia mundial da juventude e nós iremos continuar trabalhando em conjunto para expandir as oportunidades para estes jovens homens e mulheres, e responder às suas demandas legítimas por dignidade, desenvolvimento e trabalho decente. Deixar de investir em nossa juventude é uma falsa economia. Investimentos em jovens pagarão grandes dividendos em um futuro melhor para todos. Este dia marca o Ano da Juventude, um marco na advocacia global pelo e para os jovens do mundo. Minha esperança é de que esta experiência possa agora fornecer um fundamento para aprofundar ainda mais o aproveitamento do talento e da energia dos jovens. Para eles nós dizemos: Nós temos a oportunidade de mudar o mundo com coragem e determinação, essa são as características da juventude; ela pode muito bem ser a solução para o Brasil.

Vamos juntos fazer a diferença, pois unidos somos mais fortes!!!!


quinta-feira, 22 de março de 2012

Como lidar com a busca por um emprego e evitar o desânimo

Na busca por uma nova vaga no mercado de trabalhado você deve aprender a enfrentar a decepção e frustração de ser recusado uma ou mais vezes. Veja como 



Quando procuramos por um emprego, a busca normalmente dura muito mais do que esperamos. Nessas horas é muito importante saber administrar as emoções para que você não fique desanimado e irritado com o processo. Essa habilidade é essencial já que quando você finalmente é chamado para uma entrevista, não deve mostrar e aparentar toda a frustração e ansiedade que está passando.


Atualmente, com os novos softwares e plataformas de encaminhamento de currículos a procura torna-se ainda mais impessoal e distante. Enviamos nossos dados por web sites especializados em recursos humanos e aguardamos como muita ansiedade por alguma resposta.

Se você está em uma situação como essa, confira algumas dicas de como lidar com a busca por um emprego e como administrar as emoções:

Na busca por um emprego: 1) Seja seu próprio gerenteA procura por um emprego já é um trabalho em si. Você deve monitorar as vagas para as quais se aplicou e administrar seu tempo de maneira que seja produtivo e gere efeitos positivos na busca pela vaga. Estabeleçametas semanais para fazer contatos, aplicar-se para vagas e cursos e pesquisar oportunidades. Não faça planos impossíveis e muito complicados, pois a quantidade de emoções que você deve administrar nessa fase já é suficiente para sua mente e controle emocional.

Na busca por um emprego: 2) Seja proativoSaia de casa. Não se contente em simplesmente enviar seus currículos por e-mail ou por sites de recursos humanos. Faça um curso, seja voluntário. Enfim, encontre oportunidades que podem ajudá-lo profissionalmente e alonguem sua lista de contatos e enriqueçam seu currículo. Você deve ver e ser visto independentemente de seu status profissional. É muito importante para o contratante saber que você é uma pessoa que toma iniciativa e não espera que os outros manipulem sua carreira de acordo com as vagas disponíveis.

Na busca por um emprego: 3) Arrisque em mais de uma oportunidadeMuitas pessoas enviam um único currículo para a vaga dos sonhos e esperam. Apostam todas as suas cartas nessa oportunidade e param de procurar assim que fazem a primeira entrevista. Esse é um grande erro, pois se não der certo, será ainda mais difícil de sentir-se motivado. Pense dessa forma: Se você se aplicar para mais de uma vaga, não terá todas as suas expectativas focadas em apenas uma oportunidade. Ao ser recusado em um processo seletivo, os outros irão ocupá-lo e você não ficará tão desanimado por conta de uma recusa.


Na busca por um emprego: 4) Mantenha um rotinaGerencie seu tempo como se você estivesse em um trabalho. Mantenha um roteiro diário de procura por novas vagas, acompanhamento de processos seletivos e voluntariado. O senso de realização que você sente ao realizar essas tarefas e cumprir sua rotina irá ajudá-lo a sentir útil e motivado.


Violência é principal problema do país para brasileiros, diz Ipea

Saúde, corrupção e desemprego também são preocupação.

O maior problema do país na percepção do brasileiro é violência, atrelada à falta de segurança, segundo pesquisa "Percepção sobre pobreza: causas e soluções" divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

A pesquisa traça a percepção da população sobre os principais problemas do Brasil, a evolução da renda familiar nos últimos cinco anos, as principais causas da pobreza e como sair dela, e sobre as ações que o governo poderia realizar para acabar com a pobreza.

Para 23% dos brasileiros, o maior problema é a violência/segurança, seguida pela saúde (22,3%). Corrupção (13,7%) e desemprego (12,4%) aparecem como o segundo conjunto de problemas mais citado. Educação fica com apenas 8% e a pobreza/fome foi mencionada por 6,1% dos entrevistados.
Por região do país, o resultado é diferente. As regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste identificam a saúde como o principal problema. Para a região Norte e Nordeste é a violência/insegurança que mais preocupa. O desemprego é mais importante para a região Nordeste e a corrupção, para o Sul.

A população de baixa renda considera saúde, violência/insegurança e desemprego como seus principais problemas. Os mais ricos colocam em primeiro lugar a corrupção (27,8%), seguido da saúde (26%), sendo que violência/insegurança quase se equipara a educação em sua ordem de preocupação.
A população mais jovem é a que mais se preocupa com o desemprego, educação e as desigualdades sociais. Já para os adultos, a principal preocupação é a saúde. Os idosos se preocupam com a violência/insegurança e corrupção.


A pobreza diminuiu no país na percepção de 41,4% da população. Para 28,1%, não houve mudanças e 29,7% acreditam que a pobreza piorou. A percepção de queda da pobreza é mais forte para as populações do Nordeste (48,5%) e Norte (46,7%).
Renda

A população brasileira, na média, acredita que é preciso uma renda familiar (família de quatro membros) de R$ 2.090 por mês o para não ser pobre.


O desemprego é a principal causa da pobreza para os brasileiros --29,4% da população entende que esse problema é fundamental na geração da pobreza. Outras são educação (18,4%) e corrupção (16,8%). A má distribuição da renda foi apontada por (12%).

Entre as principais formas de sair da pobreza, a mais mencionada (31,4%) foi a criação de mais empregos. A segunda é a qualidade da educação (23,3%). Em seguida, vem o esforço individual, com 10,6%.

Para a população, o governo deveria aumentar o valor do salário mínimo, estimular empresas a contratar pobres, apoiar pequenos agricultores e apoiar pequenos negócios. A educação vem em seguida, com iniciativas defendidas para promover cursos profissionalizantes, dar bolsas de estudos para estudantes e aumentar vagas nos cursos técnicos.

Foram entrevistadas 3.796 pessoas no período de 8 a 29 de agosto de 2011.

Senado e sociedade discutem Estatuto da Juventude

O Estatuto da Juventude – que está tramitado no Senado – têm conquistado cada vez mais espaço nas ruas e nas redes do Brasil. Essa semana, a lei orgânica dos jovens brasileiros foi pauta de uma audiência pública no Senado, no dia 20, e será tema de outra na próxima sexta-feira, dia 23.

“Nosso maior adversário, me parece, é o prazo. Se não conseguirmos votar o projeto em Plenário até junho ou julho, não conseguiremos mandá-lo para a Câmara neste ano, que é ano eleitoral”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues, no primeiro evento.

Na tarde de ontem, dia 20, foi a vez da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado tratar as questões do Estatuto da Juventude em uma audiência pública. O evento teve participação da Câmara dos Deputados, da Secretaria Nacional de Juventude, da UBES, da UNE e de outras entidades da sociedade civil.

Quem tiver interesse em dialogar com os parlamentares e a sociedade civil terá uma boa oportunidade. O Senador Randolfe Rodrigues, o Vereador de Macapá Clécio Luis e diversas organizações realizarão uma Audiência Pública sobre Estatuto da Juventude na próxima sexta-feira, dia 23, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, em Macapá, no Amapá.

#EstatutodaJuventude

Um dos pontos mais polêmicos da proposta é o desconto de 50%, para os jovens, na compra de ingressos para espetáculos culturais e de lazer. O atual projeto garante que o número de ingressos com desconto seja de, no mínimo, 50% do total disponível para cada evento com financiamento ou patrocínio público e de 40% para os demais eventos.

Além disso, o relator incluiu no texto a previsão de desconto para jovens comprovadamente carentes, ainda que não sejam estudantes.

“Eu considero que é um avanço a inclusão de outros setores, aqueles que mais precisam e que comprovem que não têm condições de pagar uma entrada integral”, afirmou Paulo Paim (PT-RS), relator do projeto na CAS, na audiência do senado.

O benefício para estudantes – que visa estimular e possibilitar o acesso a esporte e cultura - esbarra na Lei Geral da Copa, que não prevê todos os descontos da legislação brasileiro. Apesar não existir consenso no governo sobre isso, a secretária da Juventude da Presidência da República, Severine Macedo, admitiu que as restrições previstas no projeto que trata da Copa podem ser o caminho adotado para garantir a aprovação do Estatuto daJuventude, o que garantiria benefícios duradouros para os estudantes.

Tramitação no Senado

Aprovado pela Câmara no final de 2010, o texto já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), também sob a relatoria de Randolfe Rodrigues, e ainda passará, além da CDH, pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Educação (CE) e de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMA).

segunda-feira, 19 de março de 2012

IPJ promove Curso Virtual Discutindo Bullying no Ambiente Escolar


FAÇA SUA INSCRIÇÃO


Instituto de Protagonismo Juvenil – IPJ através do Projeto Escola de Educadores de Jovens promove o curso Discutindo Bullying no Ambiente Escolar”. O curso acontece na modalidade a distância na plataforma moodle sob a tutoria da Professoras Universitária e Pesquisadora Fátima Regina.
O curso terá carga horária de 80h/A e os alunos aprovados serão certificados ao final do curso.


EMENTA: O que é Bullying e como prevenir; O fenômeno bullying e as suas conseqüências psicológicas; estudos de casos de bullying no ambiente escolar para a promoção de estratégias da ação prática para o combate de casos de violência no ambiente escolar.
CARGA HORÁRIA: 2 meses (80h/A)
INÍCIO: 10 de abril/2012
TÉRMINO: 10 de junho/2012
VALOR: R$ 50,00 (será ofertado bolsas de até 40% de desconto para alunos que atestarem não poder pagar o valor integral da inscrição)
INSCRIÇÃO: 05 a 30 de Março/2012

TUTORA: Fátima Regina (http://lattes.cnpq.br/2361317835648829)


FORMAS DE PAGAMENTO:

Doar pela Internet. Pelo PagSeguro UOL. É rápido, fácil e 100% confiável.
É só clicar no Link do pagseguro ao final dessa página. Lembramos que se você solicitar bolsa de estudos, antes de efetuar a doação deverá receber a confirmação da concessão em seu email. Se não solicitou bolsa, proceda com sua doação no valor de R$ 50,00 imediatamente para garantir sua vaga neste curso.

Ou se preferir, pode efetuar depósito em nossa Conta Corrente:

Beneficiário: Instituto de Protagonismo Juvenil
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1295
C/C: 630-3
Operação: 003

EMAIL PARA ENVIO DO COMPROVANTE DE DEPÓSITO:

Danos das drogas e Bullying são temas de cursos a distância

Atualmente, drogas e Bullying são questões frequentes nas escolas. Os educadores que desejarem se especializar nesses temas têm até o dia 30/03 para se inscreverem nos cursos a distância do Instituto de Protagonismo Juvenil (IPJ).

Através do Projeto Escola de Educadores de Jovens, o instituto promove os cursos “Promovendo a Redução de Danos aos Usuários de Drogas” e “Discutindo Bullying no Ambiente Escolar”.

Os cursos terão carga horária de 80h/A – divididos em um mês de duração – e começarão no dia 10 de abril. O investimento dos participantes é de R$50 por curso. Os alunos aprovados serão certificados ao final do curso.

Para inscrições ou/e mais informações é preciso acessar o site do Instituto de Protagonismo Juvenil.

Com informações do IPJ

quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz Dia Internacional da Mulher


Que dia 8 de março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher, todo mundo sabe. Mas as pessoas se lembram do real motivo? Não se trata de mera data comercial, uma oportunidade de movimentar as lojas: existe um fato histórico que justifica a celebração.
Em 8 de março de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho que, à época, eram sub-humanas, incluíam agressões físicas, sexuais e uma jornada muito extensa.
O pedido era que o tempo de permanência na fábrica fosse reduzido para 10 horas diárias. Para que fossem ouvidas, os afazeres foram interrompidos. A resposta dos patrões e da polícia foi muito violenta e fez com que as mulheres se aprisionassem no estabelecimento. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte de todas elas, carbonizadas.
O dia da mulher se tornou oficial em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, e não se firmou apenas como uma data de presentes e propagandas bonitinhas em todo o mundo, mas como uma proposta de debate e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, seus avanços e as formas de desvalorização que ainda insistem em persistir. Até quando?
Feliz Dia Internacional da Mulher
Vinicius Veiga - Superintendente de Políticas para Juventude

Projeto “Juventude Antenada” chega a colégio do Gramacho

Nesta terça-feira, 7 de março, o Colégio Estadual São Bento, localizado no bairro Gramacho, a Superintendência Municipal de Duque de Caxias apresentou mais uma edição do projeto “Juventude Antenada”, que leva a instituições de ensino do município palestras sobre cidadania, preparação para o mercado de trabalho e qualidade de vida. “Eventos como este fazem parte da nova forma de se trabalhar com esta parcela da população de nossa cidade, a partir da criação da superintendência. Criamos canais de contato, estimulamos a cidadania e debatemos questões pertinentes a eles”, afirmou o superintendente Vinícius Veiga.




O evento ocorreu em duas etapas, atingindo os alunos do 2º e do 3º turno do colégio. “Focamos nestes turnos porque neles se concentram os alunos com mais idade, que já devem começar a se preocupar com seu futuro”, disse Vinícius. O superintendente falou sobre o projeto com os alunos no pátio do colégio e foi seguido pelo dentista Fábio Borges, que palestrou sobre saúde bucal, tirando dúvidas dos alunos. Ele também apresentou a forma correta de escovação e preservação dos dentes, acabando com ideias equivocadas que já perduram por gerações.


Logo depois, os alunos optaram entre as salas onde foram apresentadas várias palestras de acordo com seus interesses: bulling e cyberbulling; emprego público; planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); como elaborar currículos. Também foi oferecido aos interessados uma sessão com curtas de animação e documentários normalmente exibido em outro evento da superintendência: o “Curta Jovem na Esquina”, normalmente exibido sempre à noite nas proximidades da Unigranrio e que começa a ser levado para outras região da cidade. “Faremos uma exibição especial no do “Curta Jovem na Esquina” no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, na Rua Francisco Aves, no Parque Beira-Mar”, destacou Vinicius Veiga.


A diretora adjunta do colégio, Denise Peroba, elogiou a proposta do projeto da superintendência. “Hoje, os alunos terão uma aula diferente, especial. O que aprenderão hoje poderão compartilhar com seus amigos, suas famílias e sua comunidade. Espero que aproveitem esta oportunidade”, declarou a diretora.

Após as palestras, os alunos do Colégio Estadual São Bento ainda viram uma exibição de dançarinos de hip hop e participaram do sorteio de uma camisa customizada por grafiteiros. Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, os alunos com mais de 16 anos podiam tirar, na hora, a sua carteira de trabalho. A Superintendência da Juventude é um órgão da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC).

Fotos: Edmilson Muniz