terça-feira, 24 de abril de 2012

PROGRAMA JOVEM ELETRICISTA - 80 vagas

Empresa do setor de Energia oferece curso de capacitação no setor elétrico, obtendo-se bom aproveitamento, há efetivação para prestadora de serviços.

NECESSÁRIO: 
• Habilitação B
• Ensino Médio Completo
• Curso na área de eletricidade (eletrotécnica, eletricista) completo ou com previsão de término para jul/2012

O curso possui duração de 35 dias, sendo disponibilizado ajuda de custo, alimentação no local, VT e certificado. Todos que obtiverem bom desempenho serão efetivados.

Interessados comparecer munidos de currículo e conta de luz, de segunda a sexta-feira às 9:00 ou 14:00h na Rua Uruguaiana, 10 sl. 2501. Centro- RJ

24 de abril - Dia Internacional do Jovem Trabalhador



No dia 24 de abril é comemorado o ‘Dia Internacional do Jovem Trabalhador’. A data serve de estímulo para aqueles que estão buscando espaço no mercado de trabalho ou ainda estão em dúvida sobre qual profissão seguir.
A juventude brasileira tem demonstrado interesse pela carreira, mas nem sempre as empresasconcedem oportunidades. O grande problema enfrentado pelos jovens na hora de se candidatar a uma vaga de emprego é a valorização da experiência, que despreza o fato de que eles estão dando os primeiros passos na vida profissional.
Dia Internacional do Jovem Trabalhador procura romper preconceitos sobre a contratação de funcionários sem experiência. A data quer mostrar para os empregadores que o jovem tem muito a acrescentar ao mercado de trabalho, sobretudo com novas ideias que podem contribuir com o avanço do negócio. A descoberta de novos talentos também é um argumento defendido a favor do jovem.
Os jovens trabalhadores do Brasil
O jovem pode adquirir experiência na condição de aprendiz.

As políticas públicas procuram criar benefícios para os jovens trabalhadores, principalmente para superar a competitividade que existe no mercado de trabalho com os profissionais qualificados. Por isso o Governo Estadual e os governos estaduais investem nos programas de concessão de emprego.
No estado de São Paulo, por exemplo, há várias iniciativas que foram criadas para favorecer osjovens trabalhadores paulistas. O Emprega SP é um sistema online gratuito que atua na intermediação da mão-de-obra, contribuindo com a empregabilidade da juventude. O portal oferecevagas de emprego através dos programas Aprendiz Paulista e Jovem Cidadão.
A melhor forma de o jovem ingressar no mercado de trabalho é na condição de aprendiz. Neste primeiro momento ele vai desempenhar as atividades para aprender uma profissão, sem comprometer o período dedicado aos estudos. Os aprendizes são remunerados e adquirem experiência para futuramente buscar posições melhores.
Uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo revelou que 36% dos jovens entre 15 e 24 anos têm emprego, enquanto o percentual de 22% já teve uma ocupação, mas se encontra fora do mercado atualmente. De todos os jovens trabalhadores brasileiros, 66% usam o salário para complementar a renda familiar.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de Abril - Dia do Índio e Dia do Exército Brasileiro

DIA DO ÍNDIO

Mas afinal, como surgiu o Dia do Índio? A data comemorativa foi oficializada em 1943 através do decreto lei número 5.540. A data corresponde à realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano em 1940, no México, que reuniu líderes indígenas de vários países da América Latina.

Inicialmente, os índios se recusaram a comparecer ao evento, alegando que suas reivindicações não seriam ouvidas pelos líderes governamentais. O dia 19 de abril foi a data em que eles finalmente concordaram em participar do congresso, durante o qual foi criado o Instituto Indigenista Interamericano.

Nos dias de hoje, o Dia do Índio é relembrado principalmente nas escolas, onde os alunos relembram as origens indígenas do Brasil. Além disso, eventos comemorativos e exposições culturais marcam a data em várias cidades.

______________________________________________________________


DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.

No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.

O comandante supremo do exército brasileiro é o presidente da república, mas existem os cargos hierárquicos dentro da corporação.

As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Além disso, o exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.

Caso haja interesse em participar dessas atividades após os dezoito anos de idade, o candidato deverá apresentar currículo, com graduação superior, podendo exercer cargos mais elevados, como os de tenentes.

A hierarquia do exército está dividida entre a infantaria, a cavalaria e a artilharia, indo de soldados até os cargos da alta patente.

O exército brasileiro é composto ainda por tropas de elite, especializadas em missões não convencionais, como a Brigada de Operações Especiais, a Brigada de Infantaria Paraquedista, além das especializadas em defender o bioma nacional.

No setor educacional, o exército desenvolve projetos de pesquisa, na área científico-tecnológica, através do IME (Instituto Militar de Engenharia), uma das melhores faculdades do país.

Quanto aos veículos blindados, entre carros de combate, veículos de tropa e outros, possui uma quantidade bem maior que as outras forças do Brasil.

Por ser mais popularmente conhecido, o exército brasileiro é formado com mais de duzentos mil soldados, tendo um cadastro de reserva que chega a quase quatro milhões.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fui vítima de cyberbullying, e agora?

Veja o que fazer ao descobrir que existe alguém denegrindo sua imagem via Web


Com o fácil acesso à Internet, seja pelo computador ou telefones móveis, o cyberbullying (agressão intencional, feita de maneira repetitiva que ocorre em meios eletrônicos) aumentou suas proporções e preocupações. Pela velocidade de propagação, a Web acaba se tornando propícia para colaborar com esse tipo de crime.


Mas, o que fazer caso o alvo seja você? O site Lifehacker elaborou alguns tópicos para nortear o usuário que acabou de descobrir que sofreu um cyberbullying.

Assim que notificar irregularidades ou constatar que sofreu cyberbullying, é necessário manter a calma. Para muitos, essa é a etapa mais difícil. Você também pode envolver a polícia e tentar alguma ação ou recurso contra o agressor, mas, para tanto, será preciso investir tempo, energia e dinheiro para achá-lo. Um outro cuidado quanto às leis são suas variações de lugar para lugar, podendo não valer a pena o desgaste.

É preciso levantar alguns fatos relacionados ao infrator. Será que realmente alguém está tentando aproveitar da sua identidade ou, por coincidência, essa pessoa tem o mesmo nome que você? Ou ainda, um anônimo realmente está agindo de má fé e se escondendo atrás do seu perfil? Nesse último caso, você pode ser vítima indireta de alguém que está apenas se aproveitando das circunstâncias e não necessariamente tentando atingir você.

Apele para os moderadores, editores ou gestores do site. Eles podem entrar em seu perfil para que você retome sua posse. Sites grandes e redes sociais normalmente levam o assunto a sério e, se for violado os termos de serviço ou política, tomam medidas contra o usuário "fake".

Outra dica é compartilhar sua experiência para que todos saibam o que está acontecendo em tempo real. Isso ajudará a esclarecer possíveis desentendimentos e deixar explícito que existe alguém se passando por você.

Se você descobriu que sofreu cyberbullying e tentou todos os recursos citados acima em vão, às vezes é preciso seguir em frente e desencanar. Quem usa a Internet sabe que você pode não ser você a qualquer momento. Um exemplo típico e aquele instante em que você levanta para beber água ou fazer qualquer atividade rápida longe do computador e sente toda vulnerabilidade ao lembrar que deixou todas as telas abertas - alguém pode se passar por você naquele momento, certo? Enquanto a maioria das pessoas tem bom senso suficiente para não tentar se passar por outra pessoa, existem aquelas que o fazem pelo simples fato da diversão momentanea.

A questão é ter sempre em mente que nada é infalível na Web. Lidar com um impostor é complicado pelo simples fato de não saber o que o motivou a falsificar sua identidade. Portanto, mantenha a calma e siga em frente! Quem realmente o conhece, mesmo que pela Internet, saberá o quão verdadeiras são suas atitudes. Pense nisso!

Como retomar a sua identidade nos principais serviços online


No Facebook: a rede social estipulou diretrizes para o que é ou não permitido em suas páginas. Você pode bloquear, excluir ou denunciar um perfil que seja abusivo. No caso de cyberbullying, além das três ferramentas oferecidas, dependendo da gravidade da situação, o site recomenda não responder, não esconder o fato e documentar e salvar o conteúdo com a ajuda da ferramenta "Amigo de Confiança". Aqui você encontra informações mais detalhadas.

No Twitter: existe uma assistência ao usuário dentro da central de ajuda na própria rede (acesse aqui). Ao entrar, você confere um tutorial contendo opções para denunciar violações, contas hackeadas, spam, abusos e outras vulnerabilidades na segurança.

No YouTube: o serviço de vídeos tem um local para denúncias que possibilita a remoção do conteúdo caso viole as diretrizes de privacidade do site, que podem estar relacionadas com a imagem, voz, nome completo e informações de identificação financeira ou pessoal. Em alguns casos, o site entra em contato com o infrator para notificá-lo da violação e dar uma chance para que corrija a situação em um prazo de 48 horas. É possível denunciar qualquer conteúdo clicando na "bandeirinha", que está no canto inferior direito do vídeo.

Matéria: Fernanda Miranda

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Festival Virada Digital reúne conhecimento e diversão

Imagem de um Hub - no formato Domo - que abrigará as atividades do festival (Divulgação)

Já imaginou ficar três dias interagindo com gente super interessante sobre inovação, interatividade e sustentabilidade? Essa é a proposta do Festival Virada Digital que acontece nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2012, em Paraty, no Rio de Janeiro. O evento – totalmente gratuito e democrático – terá transmissão ao vivo na rede!

Trata-se de uma reunião das principais lideranças globais que se propõem a compartilhar conhecimentos em 16 áreas. Você também pode participar do encontro dos protagonistas dos setores público, privado, acadêmico, terceiro setor e meios de comunicação! Serao 72 horas de atrações e atividades ligadas às novas tecnologias digitais, à inovação e ao empreendedorismo.

O festival vai compartilhar tudo que acontecer em Paraty através de Hubs – terminais digitais interativos – estrategicamente posicionados nos Arcos da Lapa (RJ), Vale do Anhangabaú (SP) e Teatro Nacional (BSB). Com isso, serao transmitidos em tempo real, e com recursos tecnológicos exclusivos, todas as atividades do evento.

Tudo isso e muito mais!

A programação está sendo construída por uma equipe de coloboradores e consultores em torno de 16 áreas de conhecimento: Alimentação, Aplicativos, Ciências, Cultura, Sustentabilidade, Comércio, Educação, Empreendedorismo, Entretenimento, Esportes, Infra-Estrutura, Mídias Digitais, Saúde, Serviços, Trabalho, Turismo.

As atividades e atrações estarão distribuídas em diversas áreas e estruturas nas cidades de Paraty, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília em hubs com formato de “Dome”, conforme a imagem. Essas estruturas abrigarao atividades como demostração de inovacoes, acampamento meritocrático dos melhores alunos da rede estadual fluminense de ensino, mutirao digital e palco de espetáculos.

Start

Aconteceu na última quinta-feira, dia 29 de março, a festa de lançamento nacional do Festival Virada Digital no Circo Voador, na Lapa, Rio de Janeiro. Um evento fechado para os parceiros, patrocinadores, curadores e equipe apresentando o conceito e estrutura do festival, com transmissão ao vivo pela internet, realizada pelos parceiros da HotMedia.

Como participar?

Você pode participar no local ou assistindo todas as atrações pela internet e interagindo com os nossos canais. Se quiser estar junto conosco, o evento acontece em Paraty, nos dias 11, 12, 13 de Maio de 2012, e nos Hubs localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

com informação do Festival Virada Digital