sábado, 10 de dezembro de 2011

Uma outra Juventude é possível


O Estado do Rio de Janeiro é um lugar onde se respira política e grande parte das ações implementadas na região fazem parte das lutas e da defesa de nossos jovens por mudanças, somos contra o mau uso do dinheiro público e a favor do combate a corrupção, um câncer em nosso país. Sabemos que o movimento pela elaboração e defesa de políticas públicas para a juventude não é nova, e já registrou grandes momentos de intervenção no rumo de nossa nação. Sempre que provocados, milhares de jovens exercem o seu papel de cidadão, ocupando parlamentos, universidades, levando suas criticas as ruas através de mobilizações pacificas e humoradas. A cidade do Rio de Janeiro receberá nos próximos anos, dois dos maiores eventos esportivos do mundo, e, com eles, grandes quantias em dinheiro para “transformar e limpar” possivelmente boa parte dos seus problemas como: transporte, segurança, lazer, cultura. 

Em busca de um local habitável para “Inglês” ver, observamos uma política de segurança pública voltada para este fim. Diante desta e outras realidades, mais, uma vez a Baixada Fluminense e algumas cidades do Grande Rio e do interior, estão recebendo uma herança maldita – agora são os egressos das áreas ocupadas pelas UPP´S (Unidade de Policia Pacificadora) na cidade do Rio que estão invadindo nossas cidades e iniciando um processo de aliciamento dos nossos jovens, impondo terror e medo na região já aterrorizada pelo descaso e o desgoverno estadual ano após ano. 

Ha cerca de três anos a juventude de Duque de Caxias resolveu apostar na construção de uma agenda para ampliar o debate sobre a juventude. Diante desta iniciativa, conseguimos arrancar a criação da Superintendência Municipal de Juventude, que entre outras ações destacamos: a organização da 1ª Conferência Municipal de Juventude para mais de 500 jovens, a indicação da Criação do Conselho Municipal de Juventude pelo poder executivo, o protagonismo junto aos jovens reunidos na II Conferência Estadual da Juventude no Rio de Janeiro, local perfeito para sinergia na busca por outro modelo de organização da Juventude no estado do Rio de Janeiro. 

Diante do abandono a milhares de Jovens da Baixada Fluminense e região que ajudam a construir a riqueza do nosso estado, manifestamos nossa indignação com esta política censitária, que continua priorizando a capital e fechando os olhos para as demais áreas que necessitam de atendimento digno e em alguns casos até mesmo de condições básicas para se manter vivo. Não temos água, nosso transporte e um dos mais caros do país limitando o direito de ir e vir, e as oportunidades de qualificação são quase sempre para atividades de baixa remuneração e valor social. 

Entendemos que, a ampliação e execução de projetos na esfera federal, voltados para a juventude na Baixada Fluminense e demais regiões são essenciais para desenvolver as políticas públicas de juventude da qual somos alijados constantemente. Só assim, poderemos modificar a realidade vigente e promover a igualdade de oportunidades com elevação da auto-estima em nossos jovens na busca por uma sociedade mais justa, livre e democrática no Rio de Janeiro. 

e-mail - orkut - blog – juventudeqfazadiferenca@hotmail.com – 
twiter – pro.juventude@hotmail.com. 

>> Venha fazer a diferença você também!!!! <<

Nenhum comentário:

Postar um comentário