quarta-feira, 19 de outubro de 2011

TECNOLOGIA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS SERÃO DISCUTIDAS EM DUQUE DE CAXIAS - III Semana Municipal de Ciência e Tecnologia promete agitar a cidade


Acompanhando o calendário nacional, a Prefeitura de Duque de Caxias, esta promovendo, nos dias 18 a 22 de outubro, a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia – Eloísa Mano – “Eu, o clima e a mudança de vida: minhas emissões e nossas soluções”. O evento é uma ação integrada entre todas as Secretarias Municipais, além da FUNDEC, e acontecerá de 18 a 22 de outubro, nos horários da manhã e da tarde, em atividades diversificadas por toda a cidade.
O objetivo da SMCT é mobilizar a população acerca do tema, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País. O evento possibilitará que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas e suas aplicações, oferecendo acesso ao desenvolvimento científico e tecnológico, por meio de atividades presenciais e práticas a serem realizadas.
A escolha pela homenagem à Eloísa Biasotto Mano deu-se devido ao grande destaque da mesma na área, sendo, inclusive, a primeira mulher a ganhar o Prêmio Cidade do Rio de Janeiro de Ciência e Tecnologia em 2000. Química Industrial e Engenheira Química, Eloisa Mano é pesquisadora do INSTITUTO DE MACROMOLÉCULAS DA UFRJ, do qual foi fundadora, em 1968, e que, desde 1994, tem seu nome.
Farão parte do planejamento de ações, da III Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Duque de Caxias, inúmeras atividades práticas e teóricas, exposições de vídeos, produção de materiais diversos feitos com polímeros, instalação de um Laboratório Interativo de Ciêncioteca, projetos de robótica educacional, além do grande destaque da Secretaria Municipal de Educação, o II Seminário de Educação, Ciência e Tecnologia – Educar para Transform@r.
O seminário, organizado pela Coordenadoria de Tecnologias da Informação e Comunicação, acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro. Na abertura do evento, o palestrante convidado, Marcos Cordiolli, apresentará a Palestra “Educação ambiental: construindo laços entre a escola e a comunidade para preservação ambiental”. Marcos estabelecerá um paralelo entre as práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula e a tecnologia educacional, tendo os estudantes como protagonistas de mudança social. No dia 19, várias palestras, oficinas, minicursos e relatos de experiências irão contemplar os participantes do seminário.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Profª. Roberta Barreto, “Esta será mais uma grande oportunidade de formação e capacitação dos nossos profissionais. Estaremos mobilizando, também, a população duquecaxiense, mostrando-lhes a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de todos, buscando uma educação transformadora e de qualidade. Iremos promover discussões teóricas e práticas sobre o uso pedagógico das tecnologias em sala de aula, analisando de que forma as mesmas podem contribuir para a atuação profissional”, destaca Roberta.
Mais informações sobre o Seminário estão disponíveis em: http://sectec2011.sigeduc.info/.
Confira a programação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário