sexta-feira, 22 de julho de 2011

Se Liga Juventude!

Menina de 10 anos coloca piercing na língua sem autorização da mãe
            



















Mãe desconfiou quando a filha perguntou se ela já havia feito algo errado.
Amiga assinou termo de autorização para o procedimento.
 
Depois da filha de 10 anos ter colocado um piercing na língua sem autorização, Ana Walquíria Branco diz que suspeitou da atitude quando a menina “perguntou se eu [a mãe] já tinha feito alguma coisa errada sem contar para os meus pais”.

Segundo Ana Walquíria, a filha já havia comentado da vontade de colocar o piercing, mas ela alertava dos riscos. "Ela tem os exemplos dos irmãos por parte de pai, um tem piercing e a outra tem alargador. Mas eu dizia que ela não tinha idade pra isso".

A menina foi até um estabelecimento no centro de Curitiba acompanhada de uma amiga do colégio, de 13 anos, que preencheu a ficha de autorização para o procedimento. Ela também levou cópia do documento de identidade da avó. Pagou R$ 15 pela colocação, que normalmente custa R$ 60 em locais credenciados para o serviço.

Assim que a filha acabou contando do acessório, a mãe pediu que retirasse imediatamente. "Ela não se opôs. Ficou sete horas com o piercing na língua. Fui até uma farmácia, fizemos a higienização e não inflamou", contou a mãe ao G1.

"No outro dia fui no local pedir um recibo no local da colocação do piercing, a intenção era processar o local. Como não consegui esse recibo, nem a assinatura de quem fez o procedimento, fui impossibilitada. Então quero fazer um alerta, para que haja fiscalização nesses lugares", explica Ana.

De acordo com a lei, a aplicação do piercing por ser feita em maiores de 18 anos. No caso dos menores de idade, o pai ou responsável precisa estar junto e assinar uma autorização. Se não for assim, a prática é considerada um crime de lesão corporal.

Em Curitiba, existem 51 estabelecimentos cadastrados que fazem esse tipo de procedimento. Dezenove deles tem licença sanitária, os outros 32 têm apresentam alguma irregularidade.
Sobre a lição com a filha, a mãe conta que "ela já está sendo corrigida".

Um comentário:

  1. É por esse motivo que os profissionais deveriam acabar de uma vez com essas autorizações, que nem são permitidas, também de acordo com a lei 9.828 que é bem direta e clara, e também está de acordo com o ECA (estatuto da criança e do adolescente) artigo 5, 17 e 18, e expressamente proibido a aplicação de piercing ou fazer tatuagem. O profissional que passar por esta situação pode até ser preso por lesão corporal, e também por uso ilegal da medicina, já que não somos regulamentados ainda. Por esse motivo faço um apelo para esses profissionais vamos acabar com essas autorizações precisamos mostrar responsabilidade social, não façamos nem um tipo de procedimento em menores de idade. Com isso passamos mais confiabilidade na categoria.

    Clayton Santiago
    Tatuador e Body Piercing

    ResponderExcluir