I Conferência de Juventude

Dia Histórico para a Juventude Duquecaxiense! Vice-prefeito anuncia Conselho Municipal da Juventude em I Conferência
Auditório lotado na I Conferência de Juventude em Duque de Caxias 


O dia 03 de Setembro pode ser considerado o dia “ D” para juventude de Duque de Caxias. Neste dia, mais de 400 jovens  fizeram história participando da I Conferencia de Políticas Publicas de Juventude em nosso município. Debatendo as propostas e propondo ações que serão encaminhadas ao prefeito a ao presidente da Câmara Municipal.

O auditório da Universidade Unigranrio lotou com centenas de jovens nesse sábado. O tema foi “Juventude e Empregabilidade – Conquistas e Manutenção de Direitos”. A primeira parte do evento foi marcada por duas palestras focadas no tema do encontro. Na segunda parte, depois do almoço, foi apresentada mais uma palestra e formado cinco grupos de trabalho (saúde; educação; esporte e lazer; cultura e segurança e direitos humanos) para definir propostas para a conferência estadual, que se realizará em outubro.

Vice  prefeito anunciando o Conselho Municipal de Juventude

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE:  Representando o prefeito José Camilo Zito, o vice-prefeito Jorge Amorelli, saudou a todos. “Este é um dia histórico. Esta conferência, inédita em nosso município, é a prova de que o prefeito Zito está antenado com os anseios de nossos jovens.”, disse Amorelli, que surpreendeu a todos dando a grande notícia do evento. “O prefeito vai enviar à Câmera Municipal nas próximas semanas a proposta para a criação do Conselho Municipal da Juventude”, disse.

Presidente da FUNDEC - Profª Edite Viana parabenizando aos jovens que lotaram o auditório.

Feliz com a novidade, Vinicius Veiga, superintendente Municipal de Juventude, falou sobre a importância do novo Conselho. “É para isso que estamos batalhando aqui em Caxias desde 2008. O Conselho representa um marco para que as políticas publicas de juventude sejam tratadas como políticas de ”estado” e nenhum governo sucessor possa arrancar estas conquistas dos jovens  Duque caxienses, parabéns ao  Zito que foi o primeiro prefeito a entender a importância da participação da juventude no desenvolvimento do município, criando os marcos legais para que o jovem realmente possa participar do processo de construção da cidade que queremos.”

Allan Borges Superintendente de Juventude do Estado do Rio de Janeiro e o Superintendente Municipal Vinícius Veiga .

Também presente ao encontro, Allan Borges, superintendente da Juventude do Estado do Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa de Duque de Caxias. “Isto é um marco para este município e para o Estado. E a participação é acima da média das conferências municipais que tenho presenciado. O espaço que o debate sobre a empregabilidade e a educação para a juventude tem neste governo municipal deve servir de exemplo”, destacou Allan.

Grupo Temático sobre Segurança e Direitos Humanos.

 Para Vinicius Veiga, a conferência superou todas as expectativas. “A presença maciça dos jovens de nossa cidade só reafirma a validade de nosso trabalho. As propostas apresentadas foram de ótima qualidade. Vamos elaborar um documento para levar ao prefeito Zito para que ele apresente a Câmara Municipal para aprovação. Teremos 35 delegados levando estas propostas para a conferência estadual e, a partir delas, vamos começar a esboçar o Plano Municipal da Juventude de Duque de Caxias”, concluiu o superintendente.

Credenciamento dos participantes  para I Conferência.
Estiveram presentes na Conferência: o  superintende da Juventude de São João de Meriti  Arley  Souza; o secretario de Trabalho Jorge Cesar; o secretário de Meio ambiente  Samuel Maia; a secretária de Educação Prof. Roberta Barreto; a vice e a presidente da  Fundec Raquel Barreto e Edite Viana respectivamente


Algumas fotos do Evento :




Discurso de Abertura na Conferencia de Juventude

Mesa de Abertura  com as Autoridades
Rachel Barreto( vice presidente Fundec)


Professora Edite Viana presidente  FUNDEC garantindo apoio total as PPJ´s.

Auditório lotadão!!!!!!