quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rio+20

As inscrições para os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável foram prorrogadas até amanhã, dia 1º de junho! Participe!
Os Diálogos acontecerão no Riocentro, entre 16 e 19 de junho. Serão dez painéis de reflexão e debate entre representantes da sociedade civil, setor privado, ONGs, academia, entre outros. As recomendações que resultarem dos Diálogos serão levadas aos Chefes de Estado e de Governo presentes na Cúpula da Conferência, a realizar-se de 20 a 23 de junho.
Veja mais informações sobre os Diálogos Sustentáveis emhttp://goo.gl/pQqhS
O formulário de inscrição para os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável está disponível no endereçohttp://formularios.itamaraty.gov.br/rio20/f2 É importante lembrar que o ingresso na plenária poderá ser limitado em função de eventual lotação da sala de reuniões.

terça-feira, 8 de maio de 2012

JOVEM APRENDIZ


Idade: 14 A 16 ANOS

Escolaridade: Cursando o Ensino Médio ou Ensino Fundamental.

Localidade: Morar próximo a Santa Cruz da Serra.


Interessados deverão entrar em contato com a SJ pelo telefone 21 2672-5650 Ramal 220.

Evento discutiu trabalho decente para jovens no Brasil


O Ministério do Trabalho, a Secretaria Nacional de Juventude e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizaram o Fórum Nacional Trabalho Decente para os Jovens nos dias 3 e 4 de maio, em Brasília (DF).
O evento reuniu cerca de 70 participantes, entre representantes do governo, empregadores, trabalhadores e organizações juvenis. Tratou-se de um esforço para aprofundar as discussões sobre o tema, criando um espaço de reflexão conjunta sobre o fortalecimento da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude.
Junto e Misturado
O evento integra um conjunto de iniciativas que estão sendo organizadas em mais de 50 países. Os resultados obtidos no fórum brasileiro – junto com os dos demais eventos globais – servirão de subsídios para dois importantes eventos sobre o tema: o Fórum Mundial de Emprego Juvenil, nos dias 23 e 24 de maio, e a 101ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho, que acontece no mês de junho, ambos em Genebra, na Suiça.
Trabalho decente
Este conceito foi criado em 1999 pela OIT. Considera-se decente todo o trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade de organização sindical e negociação coletiva, equidade e segurança, sem qualquer forma de discriminação e capaz de assegurar uma vidadigna.
com informações da Secretaria Nacional de Juventude e OIT

E o Estatuto da Juventude?


Você pode não lembrar o que comeu no mês passado, mas tem o dever de saber que o Senado está analisando o Estatuto da Juventude desde outubro de 2011. O Projeto de Lei da Câmara 98/2011 está na Comissão de Assuntos Sociais desde o dia 7 de março de 2012.
Um dos pontos mais polêmicos da proposta é o desconto de 50% para os jovens na compra de ingressos para espetáculos culturais e de lazer.
O caminho do Estatuto da Juventude é longo. O projeto será por três comissões do Senado antes de ser analisado pelo plenário da casa. E depois será devolvido à Câmara dos Deputados.
O Randolfe falou, o Randofe avisou
“Se não conseguirmos votar em Plenário até junho ou julho, não conseguiremos mandá-lo para a Câmara neste ano, que é eleitoral.  Precisamos colocar o projeto em regime de urgência”, afirmou o Senador Randolfe Randolfe Rodrigues no dia 23 de março em entrevista a Agência Senado.
Mas quais são as pautas prioritárias?
A notícia mais recente do Estatuto da Juventude no Senado é sobre a Lei Geral da Copa e foi publicada na semana passada pela Agência Senado. A matéria “Senadores querem votar Lei da Copa com rapidez” relata o diálogo de senadores e deputados sobre o texto que estabelecerá regras especiais para a competição de 2014.
Segundo a referida matéria, o Deputado Renan Filho afirmou que os deputados aprovaram um texto que garante respeito integral ao Estatuto do Idoso, ao Código de Defesa do Consumidor e ao Estatuto da Juventude.
Participe!
Se você deseja participar das discussões sobre o Estatuto da Juventude e sobre a Lei Geral da Copa, não deixe de enviar um email ou mensagem pelo Twitter para o parlamentar de sua preferência.
Outra forma de contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas – nesse caso de uma lei orgânica que pode mudar a vida de muitos jovens – é através do compartilhamento da sua opinião com a sua rede de amigos e parceiros. Lei, escreva, fotografe, sinta e… compartilhe!
com informações do Twitter e da Agência Senado