quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Juventude Antenada - E.M Roberto Weguelin de Abreu




PROJETO DROGA TÔ FORA

Bruce Lúcio idealizador do Projeto Droga tô fora e Vinicius Veiga 




Juventude Antenada - Escolas Poló - E. M. Olga Teixeira de Oliveira

Superintendente Vinicius Veiga, dando início as atividades
Alunos já reunidos e se organizando para as palestras
Curta metragens foram apresentados aos alunos



Enfermeira Roberta, ministrou a palestra de Gravidez na Adolescência

Vinicius Veiga juntamente com Profº. Marcelo Ribeiro apresentaram aos alunos a palestra sobre Empregabilidade Juvenil

Palestra sobre Aproveitamento Total dos Alimentos

Diretores, professores e alunos reunidos aguardando o início de mais uma palestra

Os alunos EJA totalmente concentrados nas palestras

Prof ª. Mariana Canha ministrando a palestra de Cuidado com Idosos

Encerramento com apresentação de Hip-Hop aos alunos do EJA

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Últimos dias para se inscrever na oficina de cinema da Lira de Ouro

Para quem tá afim de fazer uma oficina de cinema em Caxias, aproveita e faça a sua inscrição até segunda dia 17 de outubro  no site: www.matecomangu.orgAproveite a oficina que  é de graça.


Uma iniciativa da Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro, Secretaria Estadual de Cultura, Terreiro de Ideias e  Cineclube Mate Com Angu.

Aulas aos sábados, do dia 22/10 a 17/12.
das 13h30min às 18h.
TOTALMENTE GRÁTIS
Idade: de 13 a 130 anos.

Local: Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro
Rua Sebastião de Oliveira, 72 (paralela à Av Nilo Peçanha)

TECNOLOGIA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS SERÃO DISCUTIDAS EM DUQUE DE CAXIAS - III Semana Municipal de Ciência e Tecnologia promete agitar a cidade


Acompanhando o calendário nacional, a Prefeitura de Duque de Caxias, esta promovendo, nos dias 18 a 22 de outubro, a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia – Eloísa Mano – “Eu, o clima e a mudança de vida: minhas emissões e nossas soluções”. O evento é uma ação integrada entre todas as Secretarias Municipais, além da FUNDEC, e acontecerá de 18 a 22 de outubro, nos horários da manhã e da tarde, em atividades diversificadas por toda a cidade.
O objetivo da SMCT é mobilizar a população acerca do tema, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País. O evento possibilitará que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas e suas aplicações, oferecendo acesso ao desenvolvimento científico e tecnológico, por meio de atividades presenciais e práticas a serem realizadas.
A escolha pela homenagem à Eloísa Biasotto Mano deu-se devido ao grande destaque da mesma na área, sendo, inclusive, a primeira mulher a ganhar o Prêmio Cidade do Rio de Janeiro de Ciência e Tecnologia em 2000. Química Industrial e Engenheira Química, Eloisa Mano é pesquisadora do INSTITUTO DE MACROMOLÉCULAS DA UFRJ, do qual foi fundadora, em 1968, e que, desde 1994, tem seu nome.
Farão parte do planejamento de ações, da III Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Duque de Caxias, inúmeras atividades práticas e teóricas, exposições de vídeos, produção de materiais diversos feitos com polímeros, instalação de um Laboratório Interativo de Ciêncioteca, projetos de robótica educacional, além do grande destaque da Secretaria Municipal de Educação, o II Seminário de Educação, Ciência e Tecnologia – Educar para Transform@r.
O seminário, organizado pela Coordenadoria de Tecnologias da Informação e Comunicação, acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro. Na abertura do evento, o palestrante convidado, Marcos Cordiolli, apresentará a Palestra “Educação ambiental: construindo laços entre a escola e a comunidade para preservação ambiental”. Marcos estabelecerá um paralelo entre as práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula e a tecnologia educacional, tendo os estudantes como protagonistas de mudança social. No dia 19, várias palestras, oficinas, minicursos e relatos de experiências irão contemplar os participantes do seminário.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Profª. Roberta Barreto, “Esta será mais uma grande oportunidade de formação e capacitação dos nossos profissionais. Estaremos mobilizando, também, a população duquecaxiense, mostrando-lhes a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de todos, buscando uma educação transformadora e de qualidade. Iremos promover discussões teóricas e práticas sobre o uso pedagógico das tecnologias em sala de aula, analisando de que forma as mesmas podem contribuir para a atuação profissional”, destaca Roberta.
Mais informações sobre o Seminário estão disponíveis em: http://sectec2011.sigeduc.info/.
Confira a programação:

Simulado on-line do ENEM


A Prefeitura de Duque de Caxias está ao lado dos jovens duquecaxienses. Neste momento que antecede a prova do ENEM, a PMDC, em parceria com a FUNDEC, preocupa-se em oferecer aos estudantes, cada vez mais, informações que contribuam para a construção de seus conhecimentos e segurança na hora que forem fazer as avaliações.
Com a intenção de testar a compreensão dos conteúdos ministrados nas UNETs Beira Mar, Jardim Primavera, Nossa Senhora do Pilar e Tamoio, que oferecem o curso Preenem aos moradores, a Fundação alerta para um simulado que a Revista VEJA, junto ao Anglo Vestibulares, promoverá no dia oito de outubro. A prova reproduzirá, via internet, as condições do exame, como duração, número de questões e áreas de abrangência (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens). Nesta edição, não haverá redação.
Para a Presidente da FUNDEC, Prof Edite Viana, o objetivo é testar os conhecimentos para o ENEM 2011. “Temos o compromisso com a informação e a transparência. Por esta razão, estamos atentos a tudo que for de qualidade e que atenda às necessidades dos nossos jovens. A divulgação deste simulado significa uma oportunidade de enriquecimento cultural. Jovens alunos, aproveitem e inscrevam-se,” aconselhou.
Quem desejar inscrever- se e testar seus conhecimentos, basta acessar o link:http://veja.abril.com.br/simulado/. As inscrições, em número limitado, são gratuitas e estão abertas até o dia dois de outubro.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Juventude Antenada - Escola Municipal Olga Teixeira de Olivera

Palestra sobre Empregabilidade realizada em conjunto pelo Profº Marcelo Ribeiro e finalizada pelo Superintendente Vinicius Veiga.





Profª Rosangela mostra aos alunos todos os cursos que são oferecidos hoje na FUNDEC.




quarta-feira, 5 de outubro de 2011

05 de Outubro - Dia Mundial do Professor

Será comemorado nesta quarta-feira, 5 de outubro, o Dia Mundial do Professor. Este ano o tema é “Professores pela Igualdade de Gênero. Para celebrar a data, a UNESCO debaterá, amanhã, em Paris, o papel essencial dos professores em oferecer educação de qualidade em todos os níveis.

O tema deste ano pretende discutir a igualdade entre os professores do sexo masculino e feminino, as demandas de acesso para as garotas a uma educação de qualidade e destacar a contribuição dos professores e da educação na superação dos estereótipos de gênero. O evento terá a participação da Internacional da Educação (IE). Juçara Vieira, vice-presidente da IE e ex-presidente da CNTE, estará presente no debate. A Internacional da Educação fará a cobertura completa do evento. Todos podem participar das discussões postando perguntas ou comentários no Twitter usando a hashtag # wtd2011. Também podem enviar um e-card, fazendo o download dos cartazes multi-lingual e do kit de ferramentas igualdade de remuneração. Para ver as suas atividades nos relatório sobre o Dia Mundial dos Professores da IE, envie fotos, artigos, vídeos ou links para: 5oct@ei-ie.org.Injustiças de gêneroApesar do progresso nos últimos 25 anos para alcançar a igualdade de gênero, há um longo caminho a percorrer. Por exemplo, em paridade de gênero na educação primária ainda existem significativas lacunas. A proporção de meninas para meninos na escolarização primária africana Subsahariana continua a ser extremamente baixa, enquanto o fracasso escolar entres os rapazes é um fenômeno cada vez mais preocupante em muitos países, incluindo Jamaica e Estados Unidos.

"Vamos nos lembrar neste Dia Mundial do Professor que os professores são uma força poderosa para enfrentar as injustiças de gênero em todo o mundo, e que a igualdade de gênero não é simplesmente uma questão de mulheres - é problema de todos", afirmou o Secretário-Geral Fred van Leeuwen.

O foco sobre igualdade de gênero engloba até um ano de trabalho intenso nessa área com as oportunidades criadas ou aproveitadas pela Internacional da Educação. 2011 começou com a conferência da IE é “Mudanças pela Igualdade”, realizada em janeiro, em Bangkok, Tailândia e continuou, em março, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com a Comissão da ONU sobre o Status das Mulheres discutindo o acesso das mulheres e participação na educação, especialmente ciência e tecnologia, para o pleno emprego e o trabalho digno. Houve também a Semana de Ação Global para a Educação, em maio, que concentrou-se no direito às mulheres à educação de qualidade. Este evento foi seguido pelo Congresso Mundial da IE, em julho, na Cidade do Cabo, África do Sul, que aprovou uma resolução histórica sobre igualdade de gênero. Um plano de ação de quatro anos voltado para tornar a igualdade de gênero uma realidade em sindicatos, na educação e na sociedade é o objetivo fundamental.


Fonte: CNTE, com informações da Internacional da Educação