sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Jovem Antenado na mão da população

Jornal Jovem Antenado esta tomando conta da população

Onde os jovens estiverem o Jovem Antenado também estará

Matérias atuais e os cupons de descontos fazem a cabeça da juventude

Juventude Antenada - Escola Municipal Santo Izidro

Na manhã desta quinta-feira, aconteceu mais um intervenção da JUVENTUDE, onde a escola da vez foi no 4º distrito na localidade conhecida como CANTÃO.


 Uma pequena palestra sobre como cuidar corretamente do corpo humano foi passados aos alunos, que ouviram atentamente as explicações e no final foram tiradas dúvidas que todo criança tem.


As turmas do Santo Izidro ouviram atentamente e no final elogiaram a bela iniciativa voltada aos jovens de Duque de Caxias.


 Como não poderia faltar, a recreação com os alunos foi feita de forma calorosa e bem aceita por todos os alunos, e até mesmo funcionários da escola acabaram participando das atividades feitas pela SJ.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Se Liga Juventude!

Parceria de Sucesso

SUPERINTENDÊNCIA DA JUVENTUDE
&
INSTITUTO PRÓ-LICEU

CURSO GRÁTIS !!

CURSOS PROFISSIONALIZANTES DE:
- Informática básica
- Administração

Inscrições: até  sexta feira  (30/09/2011), das 9h às 17h, na Rua Gal. Canabarro, 165, 25 de Agosto, Duque de Caxias – RJ  ( CAP da Unigranrio ), ou pelo e-mail: curso.ipl.gratis@gmail.com, informando seu nome, telefone, e-mail e opção de curso.   


VENHA ESTUDAR CONOSCO!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Reunião com representantes escolares do sistema EJA

A SJ em parceria com a Secretaria de Educação através do EJA(Ensino de Jovens e Adultos) reuniu todos os professores para apresentar os projetos que hoje são realizados por essa parceria, essa união nos proporcionará atender todas as 51 escolas que hoje possuem o sistema EJA.







Os professores, diretores e representantes gostaram muito do que foi apresentado e desenvolvido pela SJ, nesses 6 meses de muito trabalho.


Com a realização do Projeto Juventude Antenada nessas escolas, poderemos assim realizar em cada 1 dos 4 distritos a Feira Jovem de Profissões, que hoje conta com o apoio de diversas secretarias.

Os professores, diretores e representantes gostaram muito do que foi apresentado e desenvolvido pela SJ, nesses 6 meses de muito trabalho.


Projeto: Cinema e Arte na Escola - E.M. Carlota Machado

 Projeto: Cinema e Arte na Escola, mais um projeto realizado pela SJ, afim de levar mais cultura e informação aos alunos. 





 Oficina de Hip Hop também marcou presença no Carlota Machado, os B´Boys Fera, Maluquinho e a pequena B´Girl Lívia, fizeram a galera vibrar e até dançar junto com eles.

Projeto: Família Na Escola - E.M. Carlota Machado

Vinicius Veiga mostrando e explicando a importância de mais essa conquista dos jovens duquecaxienses, o JORNAL JOVEM ANTENADA

Palestra sobre EMPREGABILIDADE, também foi apresentada

Vinicius Veiga dando os agradecimentos finais em nome de toda Equipe SJ  aos pais dos alunos que estiveram presentes naquela manhã.

Projeto: JUVENTUDE ANTENADA - C.E. Vinicius de Moraes

Mais um projeto realizado pela Equipe da SJ no Colégio Estadual Vinicius de Moraes, no bairro Vila Operária...

Superintendência da Juventude chegando para a realização de mais JUVENTUDE ANTENADA
Microfone aberta aos alunos, para serem tiradas as dúvidas que todo jovem tem hoje em dia.


Clayton e Pietro explicando aos jovens os projetos hoje realizados pela SJ

B'Boy Fera e a pequena B'Girl Lívia, apresentando a Oficina de Hip Hop aos alunos


Silas ministrando a palestra sobre Empregabilidade

Dr. Fábio juntamento com Dr. Thiago apresentando a palestra de Saúde Bucal 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Caxias vence Gincana 2011 e será sede do Réveillon da Baixada

Zito comemora a vitória ao lado da equipe de Duque de Caxias
O Réveillon da Baixada de 2012, um dos grandes eventos de passagem do ano organizado pela Rede Globo, vai ser em Duque de Caxias. Este foi o grande prêmio ganho pelo município por ter vencido uma acirrada disputa com Seropédica na Gincana da Baixada de 2011, que ocorreu neste sábado, 24 de setembro, no ginásio poliesportivo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica. Acompanhando de perto e incentivando os participantes, o prefeito do município, José Camilo Zito, comemorou a vitória. “Este foi um importante trabalho de equipe realizado por nossos estudantes e por todos os órgãos municipais envolvidos. Tudo na base do esforço, do progresso e da educação. É a primeira de muitas vitórias que teremos em 2012”, declarou Zito.
Zito: "Este foi um grande trabalho de equipe realizado por nossos estudantes"
A competição só se decidiu na última prova: Globo da Sorte, uma espécie de Batalha Naval onde realmente só a sorte contava. Vencendo com apenas um ponto de diferença, a ensurdecedora torcida de Duque de Caxias comemorou aos gritos de “O réveillon é nosso”, quando ficou claro que a vitória estava garantida. A cidade levou mais de 300 estudantes ao ginásio, superando em tamanho e animação as torcidas de todos os outros municípios participantes. “Este foi um grande exemplo de integração entre os municípios de nossa região. Sem desmerecer nenhum dos outros participantes, Duque de Caxias é ícone e modelo na Baixada Fluminense e o prefeito Zito nos incentivou a mostrar nesta competição o que nós representamos”, disse o Secretário de Esporte, Pedro Paulo Noyma.
O Sup da Juventude Vinicius Veiga juntamente com os jovens
Seropédica havia sido escolhida como sede da gincana este ano nas reuniões entre os organizadores e os representantes dos municípios. Todas as cidades da Baixada Fluminense foram convidadas a participar. Apenas três não compareceram: Belford Roxo, Magé e Paracambi. Ao todo foram oito provas que cobraram empenho, disposição, velocidade de raciocínio, inteligência, talento e atividade física dos 20 estudantes que formavam as equipes de cada município e de seus convidados. “Os desafios da gincana representavam tudo aquilo que deve ser incentivado e ensinado aos jovens: a educação, o lazer, o esporte e a cultura. Mostramos que os que mais se empenham têm mais chances de vencer”, afirmou a secretária de Educação, Roberta Barreto.
Roberta entre Rachel Barreto (vice-presidente da FUNDEC) e Ligeirinho
Entre os convidados de Duque de Caxias para auxiliar o cumprimento de uma das provas, estava Ligeirinho, poeta e passista da Escola de Samba Grande Rio. “Sou um dos fundadores da Grande Rio, a escola de samba de Duque de Caxias. Por isso me sinto realizado em poder representar a minha cidade numa competição como esta e ajudá-la a realizar um grande réveillon”, disse Ligeirinho, morador da comunidade da Mangueirinha e vencedor por três vezes do prêmio Estandarte de Ouro de melhor passista. Ele aproveitou também para enaltecer o prefeito Zito. “Nossa cidade tem muito a agradecer a ele. Depois que ele virou prefeito e mudou essa cidade passei a ter orgulho de ser duquecaxiense”, ressaltou.
Ligeirinho se apresenta aos jurados: orgulho de representar Caxias
Todos os estudantes participantes da gincana receberam medalhas. Por terem vencido, os estudantes de Duque de Caxias também ganharam uma visita ao PROJAC. A presidente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Política Sociais (FUNDEC), Edite Viana, estava muito feliz com a vitória. “Depois de termos ficado em segundo lugar em 2010, trabalhamos bastante para vencer este ano. Para isso foi importante a integração do governo, realizando uma parceria entre as Secretarias de Educação, Esporte e a FUNDEC. Essa vitória também é mérito dos estudantes. Nossa equipe tinha alunos das redes municipal, estadual e federal, pois as três esferas são representadas no município. Tenho certeza que Caxias terá um réveillon maravilhoso, com sabor de vitória”, concluiu Edite.
Rachel, Edite, Roberta e Zito: importância da integração do governo
Apresentação da equipe de Caxias na prova de coreografia musical


Graffiti é ouro na gincana

O grafiteiro e tatuador Clayton Santiago também integrante da Equipe SJ, foi medalha de ouro na Gincana da Baixada ao grafitar este latão.



Concursos com inscrições abertas reúnem 41,7 mil vagas

Cargos são para todos os níveis de escolaridade.
Salários chegam a R$ 21.766,15 nos TRTs de Mato Grosso e Minas Gerais.



Pelo menos 94 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (26) e reúnem 41.762 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Só o governo de Minas Gerais oferece 21.337 vagas para a área da educação.

Os salários chegam a R$ 21.766,15 no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (Mato Grosso) e Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais).

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Os órgãos que abrem inscrição nesta segunda são os seguintes: Câmara de Formosa (GO), Fundação de Saúde Pública de São Gabriel do Oeste (MS), Nossa Caixa Desenvolvimento (SP), Prefeitura de Cerquilho (SP), Prefeitura de Guarujá (SP), Prefeitura de Mirandópolis (SP), Prefeitura de Simões (PI), Prefeitura de Várzea Grande (MT), Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Prata da casa... O Nick Jonas de Duque de Caxias

A estrela do pop Nick Jonas já está no Brasil para fazer um show no Vivo Rio, mas um sósia do astro anda circulando por aí há mais tempo e enlouquecendo as fãs do cantor.


O sortudo se chama Luciano Moura, é morador de Caxias e tem 17 anos, dois a menos que Nick.
“Há três anos comecei a receber centenas de recados no Orkut de adolescentes dizendo que eu era muito igual ao Nick”, conta Luciano, que a partir daí começou a trabalhar como sósia do cantor: “Ganhei alguns concursos de cover e agora lido com isso profissionalmente em festas de aniversários e eventos em geral”.
Tamanha semelhança já fez o estudante fugir de fãs que o confundiram com o verdadeiro Nick Jonas.
“Fui perseguido num shopping e tive que ir embora correndo. Sempre que vou ao cinema, várias meninas pedem para tirar fotos comigo”, conta o sósia do cantor, que costuma despertar um sentimento de euforia nas garotas.
“Fiquei chocada quando vi o Luciano. Ele é igual ao Nick e eu quero poder tocar no cabelo dele porque é macio igual ao do caçula do Jonas Brothers”, afirma a estudante Girleide Oliveira, de 20 anos.
Em estado de êxtase já ao encontrar o cover, as adolescentes não conseguem nem imaginar como reagirão amanhã na apresentação do Nick original.
“Vida de fã não é fácil. Fico emocionada ao ponto de chorar. Com certeza, vou ter que me controlar para não passar mal durante o show”, diz, às lágrimas, Amanda Jorge, de 16 anos: “Valorizo o Nick porque ele luta contra a diabete e minha mãe também tem essa doença. Então, eu me apeguei às músicas dele”.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Professores dão dicas de temas que podem cair na prova do Enem 2011

Temas da atualidade merecem atenção especial dos estudantes.
Exame Nacional do Ensino Médio será dias 22 e 23 de outubro.


A um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o G1 ouviu professores de cursinhos de pré-vestibulares e elencou os temas que devem aparecer nas provas e merecem ser estudados nestes 30 dias. A lista mais abaixo traz sugestões de temas com links para aulas de cursinhos.
Fontes: Marcelo Dias Carvalho, professor de matemática do Etapa; Alexandre Lopes Moreno, professor de física do Etapa; Sezar Sasson, supervisor de biologia do Anglo; Francisco Achcar, coordenador de português do Objetivo; Angelo Antonio Pavone, coordenador de biologia do Etapa; Vera Lucia da Costa Antunes, coordenadora de geografia do Objetivo; Daily de Matos Oliveira, coordenador de história do Objetivo; Eduardo Figueiredo, coordenador de física do Objetivo; Pedro Sérgio Pereira, professor de história do Universitário; Takeshi Kamieda, professor de física do Universitário; Karina Chamklidjian, professora de redação do Universitário; Simone Motta, professora de redação do Etapa; professor Thales Hurtado, professor de biologia do Universitário; Antônio Carlos da Costa Ramos, professor de história do Etapa.
De acordo com os especialistas (veja ao lado), o Enem não é uma prova que exige domínio de conteúdo e, para se dar bem, é necessário ter bom poder de interpretação, leitura, conhecimento de atualidades, além de saber analisar tabelas, gráficos, planilhas e mapas. Temas da atualidade como o crescimento econômico da China, problemas da questão nuclear, as revoltas árabes e o posicionamento do Brasil frente à crise financeira global também merecem atenção.
CIÊNCIAS HUMANAS 
(prova dia 22 de outubro)

clima;
- agricultura (estrutura fundiária);
- energia (petróleo, gás, pré-sal);
urbanização e associação com meio ambiente;
- estrutura terrestre (terremoto, tsunami);
- movimentos democráticos;
crescimento da China;
cartografia e coordenadas geográficas;
escravidão;
- formação social do Brasil (brancos, negros e índios);
- direitos constitucionais (evolução dos direitos como o de votar, de fazer greve);
- patrimônio histórico cultural;
revolução industrial;
- ascensão da classe C, a nova classe social;
- implicações do consumo no comprometimento ou no estímulo da economia interna
- posicionamento do Brasil frente à crise financeira global;
- as causas que levaram à crise financeira global;
- taxa básica de juros;
primavera árabe, principalmente nos países que passaram por revoltas no início do ano.
CURIOSIDADE: 'A rede social'
a rede social (Foto: Divulgação)
O filme "A rede social", do diretor David Fincher, que conta a história da criação do Facebook, pode ser uma boa pedida para quem está estudando para o Enem. Ele fala sobre temas importantes como a privacidade e a comunicação na sociedade atual e o enriquecimento veloz de jovens empreendedores.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
(prova dia 22 de outubro)

relação entre energia e potência;
- transformação de energia elétrica em térmica (Efeito Joule);
- transformação de energia potencial em cinética;
- transformação de energia cinética em elétrica;
- unidades de energia e potência;- metabolismo celular (bioquímica);
teoria da evolução;
biotecnologia (transgênicos e organismos geneticamente modificados);
- biomas brasileiros;
- parasitoses (doença de Chagas,malária);
citologia (divisão celular, estrutura da célula, metabolismo energético);
- conservação da energia mecânica;
potência elétrica;
gravitação;
 - interpretação de gráficos;
ótica da visão;
genética (conceitos básicos como gene, cromossomo etc.);
- ecologia, misturando com zoologia e botânica;
energia nuclear, inspirada no vazamento da usina de Fukushima, no Japão;
- capacidade de cálculo da relação entre potência, energia e tempo, para entender o custo da energia elétrica consumida.
CURIOSIDADE: Energia nuclear e meio ambiente
mapa fukushima (Foto: Editoria de Arte/G1)
A gravidade de acidentes nucleares, como o ocorrido na usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, após o terremoto e o tsunami de 11 de março, levantou o debate sobre a questão nucleare os riscos ao meio ambiente. Entenda o nível de gravidade dos acidentes nas usinas de energia nuclear.
MATEMÁTICA
(prova dia 23 de outubro)

- problemas sobre porcentagens, proporções e escalas;
- problemas envolvendo gráficos e tabelas;
geometria plana (semelhança de triângulos, pitágoras, áreas) 
- geometria espacial (cálculos de áreas e volumes de sólidos geométricos);
- análise combinatória e probabilidade;
- estatística com os conceitos de média, mediana, moda, desvio padrão e variância.
CURIOSIDADE: Cálculo de área em geometria espacial
paródia lady gaga (Foto: Reprodução)
Um grupo estudantes do ensino médio de Itabuna (BA) fez uma paródia da música "Telephone", cantada por Lady Gaga e Beyoncé, para ensinar as fórmulas de cálculo de áreas de prismas e cones. Apesar de decorar fórmulas não ser o ideal para a compreensão de conteúdo, vale a pena assistir ao clipe.
PORTUGUÊS E REDAÇÃO
(provas dia 23 de outubro)

- interpretação de texto
- temas de redação que podem cair:
a) meio ambiente;
b) combustíveis alternativos e novas fontes de energia;
c) a educação na sala de aula e o papel do professor;
d) desastres climáticos como tempestades elétricas, tufões e ciclones;
e) má nutrição, distúrbios alimentares e o excesso de modelos e celebridades magras em excesso na mídia.
CURIOSIDADE: Os 10 erros mais comuns em redação
redação vestibular (Foto: TV Globo/Reprodução)
Fugir do tema, apresentar argumentos fracos, escrever de forma equivocada e errar o gênero da escrita são alguns dos erros mais comuns que estudantes cometem em provas de redação do Enem e do vestibular. Confira os 10 erros mais frequentes.
http://glo.bo/mXmSqR