terça-feira, 26 de julho de 2011

Juventude Conectada!

Jovens como Renê Silva usam a Internet para compartilhar ideias e transformar o mundo

POR HENRIQUE FREITAS

Rio - A garotada de hoje pode não ter muito mais tempo ou interesse para brincadeiras lúdicas, como peão, amarelinha ou pique. Mas, quem disse que isso é um problema? Os jovens estão se divertindo de outra forma e, o melhor: transformando entretenimento em projetos produtivos.

No Rio, essa é uma ideia que já pegou. E que está realmente fazendo diferença. Prova disso é que foi um jovem de 17 anos a principal fonte de informação em tempo real da histórica tomada do Complexo do Alemão pelas forças de segurança do Estado, em novembro do ano passado. Com uma rede de amigos espalhada por toda a região, o estudante do Ensino Médio Renê Silva conseguiu passar, de forma enfática e emocionante, o que estava acontecendo do ponto de vista dos moradores.
Renê Silva em sua redação, no Complexo do Alemão: seus perfis no Twitter e a versão online de seu jornal recebem visitas de todos os cantos do mundo | Foto: Henrique Freitas / Agência O Dia
Apaixonado por comunicação, Renê já publicava um jornal impresso havia cinco anos na região. Mas foi a Internet que o transformou em figura conhecida mundialmente. Seus perfis no Twitter têm mais de 70 mil seguidores e seu jornal, “A Voz da Comunidade”, ganhou uma versão online.

Com tamanha popularidade, Renê se tornou fonte de inspiração para outros jovens: “É uma grande responsabilidade, mas é muito gratificante perceber a força que a minha iniciativa ganhou”, comenta o jovem, que convidou amigos também adolescentes para trabalhar com ele em sua redação. “Minha geração comprou essa ideia. Somos digitais e conectados, compartilhando muita informação. E isso está contribuindo para mudar o mundo”, conclui.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Se Liga Juventude!

Menina de 10 anos coloca piercing na língua sem autorização da mãe
            



















Mãe desconfiou quando a filha perguntou se ela já havia feito algo errado.
Amiga assinou termo de autorização para o procedimento.
 
Depois da filha de 10 anos ter colocado um piercing na língua sem autorização, Ana Walquíria Branco diz que suspeitou da atitude quando a menina “perguntou se eu [a mãe] já tinha feito alguma coisa errada sem contar para os meus pais”.

Segundo Ana Walquíria, a filha já havia comentado da vontade de colocar o piercing, mas ela alertava dos riscos. "Ela tem os exemplos dos irmãos por parte de pai, um tem piercing e a outra tem alargador. Mas eu dizia que ela não tinha idade pra isso".

A menina foi até um estabelecimento no centro de Curitiba acompanhada de uma amiga do colégio, de 13 anos, que preencheu a ficha de autorização para o procedimento. Ela também levou cópia do documento de identidade da avó. Pagou R$ 15 pela colocação, que normalmente custa R$ 60 em locais credenciados para o serviço.

Assim que a filha acabou contando do acessório, a mãe pediu que retirasse imediatamente. "Ela não se opôs. Ficou sete horas com o piercing na língua. Fui até uma farmácia, fizemos a higienização e não inflamou", contou a mãe ao G1.

"No outro dia fui no local pedir um recibo no local da colocação do piercing, a intenção era processar o local. Como não consegui esse recibo, nem a assinatura de quem fez o procedimento, fui impossibilitada. Então quero fazer um alerta, para que haja fiscalização nesses lugares", explica Ana.

De acordo com a lei, a aplicação do piercing por ser feita em maiores de 18 anos. No caso dos menores de idade, o pai ou responsável precisa estar junto e assinar uma autorização. Se não for assim, a prática é considerada um crime de lesão corporal.

Em Curitiba, existem 51 estabelecimentos cadastrados que fazem esse tipo de procedimento. Dezenove deles tem licença sanitária, os outros 32 têm apresentam alguma irregularidade.
Sobre a lição com a filha, a mãe conta que "ela já está sendo corrigida".

Filme sobre poeta Solano Trindade estreia em Duque de Caxias

A poética e a vida de Solano Trindade, o “Poeta do povo”, vai invadir a grande tela no próximo dia 27. Com lançamento previsto para as 20:00 horas, no teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, o filme “O Vento Forte do Levante” é mais uma contribuição do circuito alternativo de cinema para a difusão da cultura brasileira. A obra tem pré-estreia marcada para 24, em Embu das Artes – São Paulo, cidade em que Solano também viveu e onde mora parte de sua família.
Tendo como locações diversos lugares na cidade de Embu das Artes, no município do Rio de Janeiro e em Duque de Caxias, em especial a Igreja Nossa Senhora do Pilar, o documentário é resultado de um trabalho de três anos do cineasta, historiador e poeta Rodrigo Dutra e sua equipe. “Foram três anos entrevistando, pesquisando e buscando parcerias. Muitas vezes achei que esse filme não ia sair, mas agora que está pronto fico com a sensação de página virada. Que venha o próximo!”, comemora Rodrigo.
O filme conta com a participação especial do bisneto de Solano, Zinho Trindade, que brinda o telespectador com intervenções poéticas. “Solano deixou plantada belas sementes. Na família Trindade todo mundo é artista. Em especial, me encantei por Raquel Trindade (filha do poeta), que me cedeu muitas fotografias e um local para ficar durante a produção. Os demais familiares também me ajudaram muito nessa busca de tentar entender o universo boemio-político-poético do ‘Poeta do povo’”, conta Dutra.
Para os mais ansiosos, Rodrigo adianta que a obra é bastante crítica quanto ao período histórico em que o poeta viveu, suas prisões, sua arte e sua relação familiar.
A estreia será realizada durante sessão especial do premiado cineclube caxiense Mate com Angu. O filme conta com o apoio do Arquivo Nacional, do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, do Centro de Referência Patrimonial e Histórico de Duque de Caxias, do Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea/Uerj e do portal Baixada Fácil.
Sobre Solano Trindade
Poeta, folclorista, pintor, ator, teatrólogo, cineasta e militante, Francisco Solano Trindade completaria 103 no dia 24 de julho deste ano, se estivesse vivo. Nascido em Pernambuco, o “Poeta do Povo” morou em vários estados brasileiros, entre eles o Rio de Janeiro. Em Duque de Caxias, entre as décadas de 40 e 50, o poeta negro sentiu na pele as dificuldades da classe proletária. Para chegar ao Centro do Rio, ele utilizava o Trem da Leopoldina, que imortalizou em seu poema “Tem gente com fome”. Em São Paulo, Solano fundou a feira de Embu das Artes, onde desenvolveu intensa atividade cultural voltada para o folclore e para a denúncia do racismo. Ainda em Embu, sua filha Raquel criou o Teatro Popular Solano Trindade e, juntamente com ela, netos e bisnetos do artista cuidam para que sua memória continue viva. No Recife, uma estátua de Solano em tamanho natural, feita pelo escultor Demétrio, encontra-se no Pátio de São Pedro. Em Caxias, uma biblioteca comunitária no bairro Cangulo leva o seu nome. Solano está presente em nomes de escolas, movimentos sociais e ruas brasileiras. Mas, apesar de todas essas homenagens, o escritor ainda é pouco lembrado pela imprensa e historiadores oficiais.

FICHA TÉCNICA
Direção, edição e pesquisa: Rodrigo Dutra
Cinegrafismo: Guilherme Zani, Márcio Bertoni, Pablo Pablo
Produção : Rodrigo Dutra, Antonio Carlos, AnguTV!
Trilha original: Michael Sexauer
Música Tema: Luciana Savina
Voz Over : Godot Quincas
Intervenção poética : Zinho Trindade
Ator: Amenduim Duim
Co-Produção: CRPH-BF, Nibrach, Biblioteca Comunitária Solano Trindade


Leia mais

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Se Liga Juventude !

Só 35% dos brasileiros priorizam o salário na hora de mudar de emprego

Levantamento indica também que a participação nos lucros é o benefício mais valorizado pelos profissionais no País

A empresa de recrutamento Curriculum realizou um levantamento com 15 mil profissionais brasileiros e detectou que apenas 35% deles consideram o salário como o item mais importante na hora de buscar um novo emprego. Entre esse grupo específico, a segunda questão mais valorizada é a oportunidade de crescimento de carreira, seguida, respectivamente, por benefícios e por uma segurança/estabilidade de emprego.



Já entre os demais 65% que não consideram o salário como o item mais importante para trocar de trabalho, 80% deles analisam que a prioridade é atuar em uma empresa que tenha um plano de carreira e, assim, apresente oportunidades de crescimento. Em segundo lugar, eles citaram a segurança e a estabilidade no trabalho e, por fim, benefícios e oportunidades de aprendizado.

O levantamento também mapeou os principais benefícios valorizados pelos profissionais na hora em que buscam um novo emprego. A maioria (50,7%) citou participação nos lucros, na sequência veio plano de saúde/assistência média (46,3%), bônus (33,1%) e vale alimentação com valor mais alto (21,3%).

Por fim, o estudo detectou que 39% dos profissionais gostariam de trocar de emprego, por conta de não estarem satisfeitos com seu trabalho atual.

E você, qual sua prioridade na hora de buscar um novo emprego?

quarta-feira, 20 de julho de 2011

No dia 20 de julho se comemora o Dia Internacional do Amigo ou o Dia Internacional da Amizade.

Amizade é sinônimo de confiança, lealdade, respeito, alegria e os bons amigos e verdadeiro, muitas vezes podem ser contados nos dedos.

A origem do Dia do Amigo é recente e controversa.
Uma das versões mais propagadas diz que um argentino, chamado Enrique Febbaro, foi seu criador.
Na década de 60 o mundo vivia o auge da corrida espacial e Enrique viu nessa empreitada um esforço do ser humano para estabelecer relações para além do planeta. Em 20 de julho de 1969, com a do homem à Lua, o argentino decidiu usar esta data para fazer uma festa dedicada à amizade.
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo.
Aqui temos algumas frases para o dia do Amigo.
Não deixe de comemorar, reúna sua turma, divirta-se e quem sabe nesse dia você faça novas amizades!


 

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Resultado da Promoção Superintendência de Juventude e Você no show do Pregador Lou...


É as frases vencedoras foram.....



"Quem plantou chorando, vai colher sorrindo com a Superintendência de Juventude e Pregador Luo, pois eles fazem a diferença ..."

Ganhador : Bruno Anjo 
E-mail : Bruno_XXXXXXX@hotmail.com

" Como diz o Pregador Luo: "Jesus é o jardineiro é as árvores somos nós ...", a Superintendência da Juventude tem levado aos jovens a oportunidade de serem bons frutos aqui em Caxias."

Ganhadora: Gabriela Maira
E-mail: GabrielaXXXXXXX@hotmail.com


*Não divulgaremos o e-mail completo!

Muito Obrigado a todos que Participaram..
 

Se Liga Juventude!

Enem: alunos poderão receber redação corrigida

Presidente do Inep estuda novidade a partir do exame de 2012


Rio - Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do segundo semestre do ano que vem, poderão receber em casa a correção da redação da sua prova. A mudança está em estudo pelo Instituto Nacional Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “O estudante tem o direito de rever a prova. Estamos nos organizando para isso”, disse a presidente do órgão, Malvina Tuttman.
Ao contrário do vestibular, o edital do Enem não prevê recurso dos candidatos para que o Inep faça a revisão das notas. O pedido de vistas demanda tempo, o que, segundo o órgão, pode comprometer as matrículas nas universidades públicas que adotam o Enem.
A medida precisará ainda ser aprovada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O Inep terá que providenciar a compra de equipamentos mais potentes que permitam a correção de mais de 5,4 milhões de provas. O exame será nos dias 22 e 23 de outubro, em 1.599 municípios.



quinta-feira, 7 de julho de 2011

Você no show do Pregador Luo...

Quer Ganhar Dois Ingressos para ...
Mande um e-mail para Silas.andrade@fundec.rj.gov.br com uma frase que contenha as palavras :        Juventude e  Pregador Luo



Não esqueça do Nome e Telefone.


Resultado do Sorteio da melhor frase, sai dia 14/07/2011, aqui no blog.


Mais uma da SUPERINTENDÊNCIA DA JUVENTUDE (Articulação Religiosa) E ADORASOM.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Caxias é destaque em empresas individuais

são Paulo - O balanço de dois anos do Empreendedor Individual (EI) mostra Duque de Caxias-RJ como o melhor município brasileiro em número de inscritos no programa, com exceção das capitais estaduais. A cidade aparece em 13º lugar, com 9.098 cadastros; seguido por Guarulhos-SP - 15º, com 9.018 adesões; Campinas-SP - 17º, com 8.587; São Gonçalo-RJ - 18º com 8.326; e Feira de Santana-BA - 19º com 7.153. Os municípios com melhor desempenho são: São Paulo-SP (88.291), Rio de Janeiro-RJ (63.946), Salvador-BA (40.517), Belo Horizonte-MG (24.393) e Brasília-DF (24.169).

O EI tem o objetivo de formalizar, pela Internet, aqueles que trabalham por conta própria e contam com faturamento máximo de R$ 36 mil por ano. A meta do governo é registrar 1,5 milhão de trabalhadores até o final do ano.

Até o dia 1º de julho, 1.290.936 pessoas já haviam se cadastrado no programa. Entre os estados que se destacam no programa estão São Paulo (282.421), Rio de Janeiro (166.263), Minas Gerais (126.415), Bahia (111.996) e Rio Grande do Sul (71.741).

Entre as atividades econômicas estão comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (133.076); cabeleireiros (97.197); lanchonetes, casas de chá, sucos e similares (40.289); minimercados, mercearias e armazéns (38.731); e bares (34.941).

Ao se cadastrar, o empreendedor é enquadrado no Simples Nacional, passa a ter acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria por idade e invalidez; auxílio doença, acidente e reclusão; pensão por morte; e salário maternidade. Os inscritos também adquirem CNPJ e podem emitir notas fiscais, participar de compras governamentais e ter acesso a crédito e financiamento. O custo mensal fixo é de 5% do salário mínimo, destinado à Previdência Social, mais R$ 1,00 a título de ICMS ou R$ 5,00, de ISS.

Projeto: Curta Jovem na Esquina realizado dia 01/07

Um grande sucesso!  Visto por mais de 5.000 pessoas. Esta é sem dúvida, a melhor definição do Curta Jovem na Esquina realizado no último dia 1º de julho no Baixo 25  de agosto. O público universitário típico da região e todos os presentes passaram duas horas muito agradáveis diante de uma seleção animadíssima de curtas e da atração musical da noite: a Banda eletroacústica. O quinteto apresentou um som muito bacana, alternando sucessos da MPB e do Rock nacional brasileiro das décadas de 80 e 90. O evento que caiu nas graças da galera, será apresentado sempre na última sexta feira do mês ou na semana seguinte em caso de mal tempo ou em razão de força maior. As próximas edições prometem novidades que devem agradar ainda mais os jovens de nossa cidade. O evento foi apresentado por Vinicius Veiga Superintende da Juventude, idealizador do projeto que tem o apoio da Fundec, do prefeito Zito e toda a prefeitura de Duque de Caxias.  Então anota aí na sua agenda e venha ser feliz também. Saudações Jovens.

(Texto: Marcelo Ribeiro/Fotos: Gabi)

O Superintendente da Juventude Vinicíus Veiga, confere de perto a banda Eletroacústica.




segunda-feira, 4 de julho de 2011

Juventude em Ação!

O bairro escolhido dessa vez foi o Gramacho. Em apóio a Prefeitura nós da Superintendência da Juventude fizemos um multirão nos arredores da praça central do Gramacho passando também em torno do Colégio Ruy Barbosa e algumas ruas adjacentes.




domingo, 3 de julho de 2011

Seminário Internacional de Políticas de Juventude: Debatendo os Programas Internacionais

PROGRAMAÇÃO PROPOSTA INICIAL

DIA 1 – 7 de julho de 2011
8h Inscrição

9h Abertura Oficial

 Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro
 Ricardo Simonsen, Fundação Getulio Vargas
 Lisa Ainbinder, Programa da ONU Juventude, New York
 Alejo Ramírez, Secretário Geral da Organização Ibero-Americana de Juventude
 Domingos Neto, Presidente da Frente da Juventude da Câmara Federal dos Deputados
 Jandira Feghali, Presidente da Frente Parlamentar da Cultura
 Leonel Brizola Neto, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Comissão Especial de Políticas de Juventude da Câmara do Rio de Janeiro
 Igor Bruno, Coordenador da Juventude Cidadã da Cidade do Rio de Janeiro

10h Desenvolvimento e Institucionalização de Políticas Públicas de Juventude no contexto internacional
 Prof. Dr. Howard Williamson, Professor de Políticas Européias de Juventude na Universidade de Glamorgan, Wales, Reino Unido
 Dr. Ernesto Rodriguez, Centro Latino Americano de Juventude (CELAJU), Uruguay
13h Tempo livre para almoço
14.30h Painel 1 - Saúde Jovem: Experiências na Área de Prevenção e Atendimento
 Hans Dohmann, Secretário Municipal de Saúde
 Fernanda Lopes, Oficial de Programa em Saúde Reprodutiva e Direitos, UNFPA e Y-Peer Network
 Ney Costa, Secretário Executivo da BemFam, International Planned Parenthood Federation
16h30 Feira de Organizações Internacionais voltados para Juventude

Metodologia de sistema rotativo entre 6 stands com 6 grupos de organizações aprensentando os seus programas para participantes divididos em 6 grupos.
Proposta inicial dividirá esses stands por temas, a fim de que diferentes organizações possam expor seus programas. Com isso, a participação de diferentes dimensões organizacionais estarão presentes, aumentando a abrangência da feira.

DIA 2 – 8 de julho de 2011
9h00 Painel 2 – Sistema de Informação Juvenil e Cartão Jovem
 Ditta Dolejsiova, Consultora de Organismos Internacionais, Universidade da Juventude, Eslováquia
 Fernandez Inglesia Concha, Carné Joven, Madrid

11h30 Coffee Break
Painel 3 – Educação para Cidadania Ativa: Experiências na Área de Participação Juvenil e de Voluntariado
 Igor Bruno, Coordenador da Juventude Cidadã da Prefeitura do Rio de Janeiro
 Anika Gärtner, Oficial de Programas da UNV no Brasil
 Marlova Jovchelovitch Noleto, Coordenadora do Setor de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil
 Hector Castillo, Coordenador da Unidade de Estudos sobre Juventude, UNAM, México
 Gordon Blakely, British Council

13h Tempo livre para almoço

14h30 Painel 4 – Empregabilidade Juvenil: Experiências na Área de Formação Profissional e Qualificação para o Mercado de Trabalho

 Eliezer Moreira Pacheco, Secretário da Educação Profissional e Tecnológica do MEC
 Dr. Marcelo Neri, Fundação Getulio Vargas
 Dr. Ernesto Rodriguez, Centro Latino Americano de Juventude (CELAJU), Uruguay
 Prof. Dr. Howard Williamson, Professor de Políticas Européias de Juventude na Universidade de Glamorgan, Wales, Reino Unido

16.30h Reflexões Finais: Oportunidades para o Desenvolvimento de Programas o Rio de Janeiro
 Jorge Chediek, Representante Residente da PNUD no Brasil
 Alessandro de Leon, Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro
 Igor Bruno, Coordenadoria da Juventude Cidadã, Rio de Janeiro

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projeto: Curta Jovem na Esquina - Hoje na esquina mais badalada da cidade

Aprendiz Legal realiza curso de Gestão Púlbica

O objetivo é qualificar e dar oportunidades a jovens entre 14 e 24 anos.

   A fim de qualificar e oferecer de empregos a jovens entre 14 e 24 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) lança o módulo Geestão Pública para o Programa Aprendiz Legal.
   A capacitação teórica do programa conta com metodologia elaborada pela Fundação Roberto Marinho e visa desenvolver nos jovens participantes do programa habilidades atitudinais e competências técnicas necessárias para atuação nesse segmento.
   O CIEE oferece, além de completa assessoria, cursos de capacitação teórica, exigidos pela Lei, em sete modalidades diferentes, utilizando a metodologia desenvilvida pela Fundação Roberto Marinho. São elas: Comércio e varejo, Logística, Ocupações administrativas, Prátcas bancárias, Telesserviços, Turismo, além do novo módulo criado - Gestão Pública.
   Os interessados em se candidatar a vagas de aprendiz e organizações públicas que desejam contratar aprendizes podem procurar o CIEE mais próximo. Informações no site www.ciee.org.br.