segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Juventude mais uma vez em ação

 





Caros (as) Amigos (as),

Vimos por meio deste, convidar a todos para mais um evento da Juventude de Duque de Caxias, que será realizado nesta Terça-Feira dia 31, no CIEP 098 (ao lado do Shopping Caxias).

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Curta Jovem Na Esquina

A SJ convida a todos para o evento Curta Jovem Na Esquina.

Na esquina mais conhecida da cidade, Bar do Zeca c/ Padaria Cristal.

Exibição de curtas produzidos pelos alunos da UNIGRANRIO.

Nos intervalos:
B´boys & B´Girls
Aprensentação de Hip Hop
MC´s


segunda-feira, 23 de maio de 2011

15º Aniversário do Moto Clube Lacraias

Superintendente Vinicius Veiga
Evento realizado no CIEP 320, contou com a presença de diversos MOTO CLUBES e com o apóio da SJ fazendo um belíssimo trabalho de conscientização e divulgação dos projetos, o GRAFITTI foi a peça chave no evento.


Clayton Santiago - Grafitti

Superintendente Vinicius Veiga - Presidente do Lacraias Moto Clube  Paulão

Equipe de Apóio SJ & Lacraias

Família SJ

Família SJ

Divulgação de Projetos



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia 18 de Maio marca o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

Dia 18 de maio marca o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes


Governos, sociedade civil e redes sociais reforçam luta contra a violência sexual infanto-juvenil. Atividades pelo País incluem entrega do Prêmio Neide Castanha e mobilização nas redes sociais. No Brasil, funcionam 2 mil Centros de Referência Especializados de Assistência Social
Divulgação
logo_campanha_exploracao_sexual
Brasília, 17 – Mais de 66 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, em quase oito anos de funcionamento do serviço Disque 100, foram registradas no Brasil até março de 2011. A maioria das vítimas é do sexo feminino. Os dados, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foram divulgados pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Nesta semana, uma série de atividades de mobilização reforçam a campanha permanente de combate a esse tipo de violação de direitos.

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, explica que a violência contra crianças e adolescentes se expressa de diferentes formas, sendo que a violência sexual se configura como uma das mais graves manifestações. “Representa risco de morte nos casos mais severos”, adverte. Segundo ela, o enfrentamento à violência convoca esforços e o desenvolvimento de ações articuladas entre poder público e sociedade civil organizada para a formação de redes eficientes, que atuem na prevenção, proteção imediata e interrupção da violência vivida.

O 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida como símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescentes, em lembrança ao sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, estuprada e assassinada aos 8 anos de idade, em 18 de maio de 1973, em Vitória. O corpo foi encontrado seis dias depois, completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os responsáveis pelo crime não foram condenados.

Prêmio Neide Castanha – A principal atividade de mobilização será nesta quarta-feira (18). No Palácio do Planalto, às 14h, haverá a entrega do Prêmio Neide Castanha, criado para homenagear a assistente social mineira que morreu em janeiro de 2010. Ela atuava em favor dos direitos de crianças e adolescentes e esteve à frente do comitê de enfrentamento à violência sexual. Serão premiadas boas práticas, produção de conhecimento, cidadania, protagonismo de crianças e adolescentes e responsabilidade social.

A diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Margarete Cutrim, lembra que a pasta coordena mais de 2 mil Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), equipamentos públicos responsáveis pela oferta de serviços especializados e continuados, destinados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. “O MDS integra todo o movimento de defesa de direitos de crianças e adolescentes e essa é uma ação permanente”, diz.

Margarete Cutrim acrescenta, ainda, que o Brasil possui o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A primeira versão é de 2002 e, no evento no Palácio do Planalto, está prevista a entrega oficial à ministra Maria do Rosário, da SDH, de uma versão revisada do documento, que busca estabelecer ações articuladas que permitam a intervenção técnico-política e financeira para esse enfrentamento. “uma das diretrizes é a ampliação de Creas e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em todo o País. Cumprimos essa meta”, afirma.

Disque Direitos Humanos – Ainda pelos dados da SDH, em 2010, houve o registro de cerca de 12,5 mil casos de violência sexual infanto-juvenil. Somente no primeiro trimestre de 2011, já foram registrados mais de 4 mil casos. Entre janeiro e fevereiro, os dados mostram que 78% das vítimas são do sexo feminino. Se comparados com outros tipos de violência, como negligência e violência física e psicológica, os números praticamente são equivalentes entre os sexos masculino e feminino.

O Disque 100 é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia a violação de direitos contra crianças e adolescentes é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo portal ou por correio eletrônico.

Para quem participa das redes sociais, como o Facebook, também pode fazer parte das atividades de mobilização da campanha, utilizando avatares em suas fotos ou mencionando a tag #façabonito.

Acesse o boletim de rádio Dia de luta contra violência sexual de crianças e adolescentes

Aline Menezes
Com informações da SDH
(61) 3433-1065
Ascom/MDS
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Sonho, vitória e investimento na Juventude marcam o 1º encontro do Preenem


Embalados pelo desafio e pela determinação, cerca de 250 alunos participaram do 1º Encontro do Preenem – Preparatório para o Enem e o Vestibular. O encontro aconteceu na noite de segunda-feira, 16 de maio, no SESI, e contou com a presença de diversas autoridades municipais.



O projeto pioneiro desenvolvido pela Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da FUNDEC, foi detalhado pela Professora Edite Viana, Vice-Presidente da Fundação. “Não existe, em nenhum outro município, um curso nesses moldes”, ressaltou. Entre outras coisas, ela explicou os objetivos do Enem, o processo seletivo das universidades, distribuição de turmas, número de vagas, locais e horários, além de explicações sobre o ProUni.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, a Sub-Secretária, Sônia Pegoral, falou sobre os investimentos da Prefeitura em Educação e sobre as ações bem sucedidas da FUNDEC. Fala ressaltada também pelo Superintendente da Juventude, Vinícius Veiga, que destacou: “Os jovens de Duque de Caxias agora têm vez e têm voz”.
Durante o encontro, os alunos tiveram mais informações sobre o curso, assistiram à apresentação de dois vídeos, um institucional, da FUNDEC e, outro, motivacional, além de apresentação cultural de hip-hop. Conheceram o grupo de professores e receberam o material individual dos alunos.

Para Roberta Barreto, presidente da FUNDEC, os jovens de hoje serão os responsáveis pela construção de um futuro próximo. “Vejo, em minha frente, 250 futuros mestres. Vocês entraram nesse projeto para vencer. Nós estamos oferecendo este curso, gratuitamente, com os melhores professores da cidade. Porque não basta construir os equipamentos públicos. É preciso oferecer condições para que o jovem duquecaxiense tenha acesso a esses equipamentos”, afirmou.
O Prefeito Zito esteve presente na cerimônia e destacou: “Este é um grande momento e mais um desafio em nossas vidas. Nos primeiros anos de governo, nós mudamos esta cidade. Resgatamos sua auto estima. Agora tenho uma visão ainda mais ampla. 

Quero o melhor para nossa juventude, quero bem estar e qualidade de vida para o nosso povo. Educação não tem preço, não tem gasto. E sim, investimento. Queremos profissionalizar os jovens e capacitar os trabalhadores. Tenho certeza de que grandes metas nós iremos vencer!”.
Entrega do kit do aluno com material escolar e uniforme. (Foto: Everton Barsan)




segunda-feira, 16 de maio de 2011

Feira Jovem de Profissões - Centro Educacional São Jorge

Realizada no dia 13/05 Sexta- Feira, no Centro Educacional São Jorge, localizado no Parque Fluminense.


As alunas do Centro Educacional São Jorge aprovaram o serviço de manicure.
A Superintendência da Juventude de Duque de Caxias promoveu uma feira para o público jovem na sexta-feira, 13 de maio, no Centro Educacional São Jorge, no Parque Fluminense. “Estamos realizando este evento aqui a pedido da própria comunidade, que solicitou a vinda da nossa Feira de Profissões na edição que aconteceu nesse bairro do projeto “Governando com o Povo”, onde nosso prefeito José Camilo Zito apresenta os projetos de seu governo para o bairro e escuta as solicitações da população”, informou a presidente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC), à qual a superintendência é ligada. O evento ocorreu na quadra coberta da unidade de ensino, que aproveitou a ocasião para realizar a exposição “História da Cidadania da Baixada Fluminense”, com trabalhos de alunos representando cada município da região.



 
O superintendente Vinicius Veiga e a presidente da FUNDEC Roberta Barreto.

Realizado entre as 9 e as 17h, o evento possibilitou aos alunos do colégio, seus pais e a todos os moradores da localidade um panorama dos cursos gratuitos de qualificação oferecidos pela FUNDEC. Também estiveram presentes técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, tirando dúvidas para quem quer abrir seu próprio negócio sobre a Lei do Micro empreendedor Individual (MEI) e da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, emitindo carteiras de Trabalho e cadastrando moradores para participar de um dos cursos profissionalizantes do Programa Próximo Passo. A Universidade Estácio de Sá realizou orientações vocacionais e distribuiu brindes. 


Durante o evento, os visitantes acompanharam apresentações de hip hop e capoeira e puderam usufruir gratuitamente de serviços de cabeleireiro, manicure e tererê no cabelo. Kamilla Ribeiro, 14 anos, foi uma das que aproveitaram a oferta para realizar um sonho. “Sempre fui fã de cabelo rastafári e coisas do gênero. Essa é a primeira vez que estou fazendo tererê no cabelo e estou amando”, disse a estudante. Segundo o superintendente Municipal da Juventude, Vinicius Veiga, esta foi a terceira edição da Feira de Profissões e ela deverá ser levada a outras unidades de ensino da cidade. “Queremos mostrar as oportunidades para a juventude em todo o município”, declarou.



A demonstração dos praticantes de capoeira foi uma sensação do evento.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

FESTA DO DIA DO TRABALHADOR AGITA DUQUE DE CAXIAS.


Arlindo Cruz

A Superintendencia da Juventude teve o prazer de participar na organização da maior festa realizada para o trabalhador nos ultimos anos em nosso município.
A noite de domingo, 1° de maio, foi premiada com um grande show com nomes de destaque no cenário musical brasileiro. A Praça do Pacificador esteve lotada durante todo o dia, recebendo mais de 30 mil pessoas, com diversas atividades na Festa do Trabalhador, que culminou com apresentações de artistas consagrados pelo público, animado pela equipe de promoção da Rádio FM O Dia.
As atividades tiveram início pela manhã, com um passeio ciclístico, que percorreu nove quilômetros da cidade, além de ações diversificadas e gratuitas na praça, realizadas por todas as Secretarias Municipais de forma integrada. 

Prefeito Zito e o Superintendente da Juventude após participarem do passeio ciclístico.

À noite o clima de descontração e a mistura de ritmos deram novo tom à festa. O público foi beneficiado pela equipe de promoção da Rádio FM O Dia, sob o comando do apresentador Fernando Ribeiro, também conhecido como Cabeção, com shows gratuitos das seguintes atrações: Arlindo Cruz, Imaginasamba, Disfarce, Bom Gosto, DJ MP4, Naldo e Márcio G. Um dos mais aguardados da festa, Arlindo Cruz, cantou diversos sambas, que embalaram a noite dos duquecaxienses. Arlindo iniciou sua apresentação ao som de ‘O que é o amor?’, um de seus maiores sucessos.
Segundo o apresentador Fernando Ribeiro, “a festa estava maravilhosa, com uma organização impecável. Foi muito bom participar desse evento em Duque de Caxias. Pudemos observar o cuidado e o carinho que o Prefeito Zito tem com esse povo trabalhador”.

Vinicius Veiga e o Apresentador Fernando Riberio (Cabeção FM O Dia)

O Prefeito Zito, muito animado, ressaltou: “Preciso agradecer a todas as Secretarias que, mais uma vez, trabalharam juntas para que nós pudéssemos realizar este grande evento. Somos todos irmãos e iguais. A democracia nos dá essa igualdade. Estou feliz por mais este dia de vida, por poder participar desse momento maravilhoso ao lado de todos vocês. Nosso povo e nossos trabalhadores merecem o melhor”.



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Feira Jovem de Profissões - Colégio Estadual Duque de Caxias

Marcando a passagem do Dia do Jovem Trabalhador, comemorado em 25 de abril, o Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado no Parque Lafaiete, recebeu nesta quarta-feira, 27 de abril, a segunda edição da Feira das Profissões organizada pela Superintendência da Juventude de Duque de Caxias.



“Queremos propor, definir e executar políticas públicas para a juventude com a participação dela em todas as etapas. Este evento é parte da nova forma de se trabalhar com essa parcela da população de nosso município, a partir do surgimento de nossa superintendência”, declarou o superintendente Vinícius Veiga.

O evento ocorreu entre as 9h e 17h, demonstrando aos alunos do colégio um panorama dos cursos gratuitos de qualificação oferecidos pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC); contou com técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico tirando dúvidas sobre a Lei do Microempreendedor Individual (MEI) para aqueles que querem abrir seu próprio negócio; teve palestras ministradas sobre estágios e concursos públicos para jovens do Ensino Médio e apresentou shows com dançarinos de hip hop. A Universidade Estácio de Sá também esteve presente apresentando seus cursos e distribuindo brindes. Todo o evento contou com o apoio logístico da FUNDEC, à qual a superintendência está ligada.

Além de apresentar seus cursos, alunos e professores da FUNDEC ofereciam diversos serviços gratuitos aos alunos. Eles puderam cortar e fazer tratamento de cabelo, aplicar tererê, cuidar das unhas e tirar fotos com profissionais, que eram tratadas em programas de edição de imagens e enviadas para os alunos por e-mail. A Superintendência também trouxe um tatuador que tirava as dúvidas dos alunos e mostrava as precauções que devem tomar caso queiram se tatuar quando completassem 18 anos. Michel Alexandre, 14 anos, aluno da Escola Municipal Professora Olga Teixeira de Oliveira, aproveitou essa oportunidade. “Gosto de desenhar e talvez eu siga a profissão de tatuador”, explicou.

A presidente da FUNDEC, Roberta Barreto, falou sobre as chances que a juventude duquecaxiense agora possui. “Na época em que eu era estudante não tivemos oportunidades como essa de discutir sobre o nosso futuro. Este é um momento de reflexão para os jovens e a FUNDEC possui cursos voltados para esse momento da vida deles, onde podem se qualificar e começar sua vida de forma independente”, afirmou Roberta.

O evento foi aprovado pela direção do Colégio Estadual Duque de Caxias com louvor. O coordenador de turno Carlos Alberto Luiz afirmou que este deve ser o primeiro de muitos eventos do tipo na escola. “O serviço da superintendência e da FUNDEC foi excelente. A organização está de parabéns e você vê que foi realizada por profissionais. E esta é uma proposta maravilhosa: a importância da qualificação para o primeiro emprego. Os jovens normalmente deixam o colégio para entrar no mercado de trabalho sem qualificação e acabam não conseguindo emprego formal. Este evento demonstra que não precisa ser assim, pois há cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura. E que podem ser cursados sem que o aluno deixe de estudar”, ressaltou Carlos Alberto.  

De acordo com Vinícius Veiga, a Feira de Profissões deve prosseguir sendo apresentada em outras unidades de ensino do município. “Estamos em contato com colégios estaduais e particulares dos quatro distritos da cidade para mostrar as oportunidades para a juventude de Duque de Caxias em todo o município”, concluiu Vinícius.